//POLÍTICA// Prefeitura precisa dar mais atenção à cultura, meio ambiente e esporte, diz Anna Beatriz



A vereadora Anna Beatriz Scachetti (Republicanos) deu nota 8 para o trabalho da Câmara Municipal em 2025, respondendo a questionário enviado pelo Viva! Serra Negra aos 11 integrantes do Legislativo serrano. "Debatemos e modificamos projetos, discutimos assuntos pertinentes à cidade durante as sessões, cobramos o Executivo melhorias que chegam até nós pelos moradores", justificou.

Já em relação ao desempenho do Executivo, para o qual deu nota 7, ela foi mais crítica: "Sinto falta de mais atenção e maior destinação de recursos a algumas áreas como a cultura, meio ambiente e mesmo o esporte", disse.

Além de Anna Beatriz, responderam ao questionário os vereadores Renato Giachetto (aqui) e Ana Bárbara Magaldi (aqui). 

A seguir, a íntegra da entrevista:  

Viva! Serra Negra - Que nota de zero a 10 dá para o trabalho da Câmara neste ano?

Anna Beatriz Scachetti - Nota 8. Acredito que a Câmara tenha trabalhado bem no ano de 2025. Debatemos e modificamos projetos, discutimos assuntos pertinentes à cidade durante as sessões, cobramos o Executivo melhorias que chegam até nós pelos moradores. Contudo, sempre dá para melhorar, principalmente a dinâmica das sessões, para que sejam mais atrativas para o público em geral. 

Viva! Serra Negra - Quais os principais projetos de lei votados?

Anna Beatriz Scachetti - Quero destacar o projeto de subvenção ao hospital, que aumentou o repasse de recursos, o projeto de desconto do IPTU, em que conseguimos incluir um desconto para o pagamento parcelado, bem como o projeto do novo Refis, o projeto que autoriza o transporte de estudantes de forma gratuita para faculdades e cursos técnicos e o Plano Plurianual para os próximos quatro anos. Dos diversos projetos de lei que tenho protocolado, foi votado o meu em defesa do patrimônio histórico no município de Serra Negra. 

Viva! Serra Negra - O que de importante deixou de ser votado?

Anna Beatriz Scachetti - Existem alguns projetos de minha autoria que ainda não foram votados, como o que permite a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais, o que vai permitir a utilização de Pix e cartão no pagamento da tarifa no transporte público (sempre lembrando que defendemos a tarifa zero, mas que essa possibilidade de pagamento ajudaria muitos moradores enquanto ainda não temos o transporte gratuito), além do meu projeto em prol da valorização do mês da consciência negra e também os que visam garantir maior transparência nas contas públicas, seja no portal da transparência ou na aquisição de medicamentos pela prefeitura. 

Viva! Serra Negra - Quais indicações/requerimentos de sua autoria você destaca?

Anna Beatriz Scachetti - Quero destacar os requerimentos em prol de melhorias para o transporte de alunos que frequentam faculdade e curso técnico, requerimento sobre a Semana da Juventude, que é uma lei minha que foi executada pela primeira vez neste ano, requerimentos para melhorias de diversos bairros da cidade que pude estar vistoriando e levando o projeto Cidadania Itinerante, que levou diversos serviços aos bairros, requerimentos e indicações em prol de melhorias para os servidores públicos como a cobrança contra o corte do adicional de insalubridade, requerimento sobre as queimadas e medidas de prevenção no município, sobre as bebidas contaminadas por metanol, requerimento cobrando medidas de proteção às mulheres, requerimento questionando a cobrança de IPTU via drones e também cobrando a aplicação de recursos na cultura como a Lei Aldir Blanc. Destaco também a moção assinada em conjunto contra a instalação de pedágios, além das emendas parlamentares de deputados que destinaram recursos para a saúde por meio do meu mandato. Por fim, destaco a execução da feira de profissões que foi uma pauta do meu mandato e a parceria com a OAB levando os estudantes no projeto OAB e Cidadania a conhecerem a Câmara Municipal e o que fazem os vereadores. 

Viva! Serra Negra - O que espera do Legislativo serrano para 2026?

Anna Beatriz Scachetti - Espero que continuemos a trabalhar em conjunto, discutindo assuntos que são importantes para a cidade e fiscalizando cada vez mais o Poder Executivo, porque esse é o nosso papel. Também acredito em um Poder Legislativo que pauta suas ideias e que, com independência, propõe melhorias para nossa cidade. 

Viva! Serra Negra - Que nota dá para o trabalho do Executivo?

Anna Beatriz Scachetti - Nota 7. A maioria dos projetos que vêm do Executivo eu acabei votando favorável. Isso porque acredito na independência do Poder Legislativo, em poder votar conforme melhor entender para a nossa cidade. A grande maioria dos projetos eu acompanhei a votação favorável, porque concordava com eles ou porque, após alguma modificação ou emenda, eu entendia estar adequado para a cidade. Entretanto, há pontos que precisam ser melhorados e meu papel enquanto legisladora é justamente propor essas melhorias. 

Viva! Serra Negra - Quais foram os destaques e os pontos negativos do Executivo?

Anna Beatriz Scachetti - A maior parte dos recursos públicos vai para as áreas da saúde e educação, que eu acredito que são as áreas mais importantes. Entretanto, sinto falta de mais atenção e maior destinação de recursos a algumas áreas como a cultura, meio ambiente e mesmo o esporte. Há vários equipamentos esportivos que precisam ser melhorados e penso que é necessário investir na parte cultural também, de formação dos cidadãos. A juventude precisa de atenção e políticas públicas para sua qualidade de vida e sinto que pode ser destinado um valor maior para essas áreas. Além disso, sempre defendi que houvesse um reajuste maior para os servidores públicos na nossa cidade e que os bairros fossem olhados também com carinho. Por fim, é importante ouvir o cidadão, principalmente na área da saúde, para que aponte onde o serviço possa ser melhorado.

Comentários