//POLÍTICA// Giachetto dá nota dez para o trabalho dos vereadores e do prefeito em 2025


O vereador Renato Giachetto (União Brasil) deu nota dez para o trabalho da Câmara Municipal de Serra Negra neste ano. "A Câmara mostrou que está conectada com as necessidades reais da cidade e da população, debatendo projetos importantes, fiscalizando com seriedade e ouvindo a comunidade por meio de audiências públicas", disse ao Viva! Serra Negra, que enviou questionário a todos os integrantes do Legislativo serrano a fim de que façam um balanço de suas atividades em 2025.
 
Giachetto também avaliou o desempenho do prefeito Elmir Chedid com a nota máxima. "A administração tem se esforçado para manter a cidade organizada, funcionando e atendendo as principais demandas da população", afirmou.

As respostas dos demais vereadores serranos serão publicadas assim que chegarem à nossa redação.

A seguir, na íntegra, a entrevista com Renato Giachetto:

Viva! Serra Negra - Que nota de zero a  dez você dá para o trabalho da Câmara Municipal neste ano?

Renato Giachetto - Dou nota dez ao trabalho da Câmara Municipal de Serra Negra em 2025. Foi um ano de muito empenho, responsabilidade e presença dos vereadores junto à população. A Câmara mostrou que está conectada com as necessidades reais da cidade e da população, debatendo projetos importantes, fiscalizando com seriedade e ouvindo a comunidade por meio de audiências públicas. O Legislativo cumpriu seu papel com transparência, agilidade e compromisso, sempre pensando no bem coletivo e no futuro de Serra Negra.

Viva! Serra Negra - Quais os principais projetos de lei votados?

Renato Giachetto - Em 2025, a Câmara aprovou projetos fundamentais para garantir o funcionamento e o desenvolvimento de Serra Negra. Destaco as leis orçamentárias, que asseguram investimentos em saúde, infraestrutura e serviços públicos, além de projetos ligados ao ordenamento urbano e à valorização da história local. Participei ativamente das discussões e votações, sempre com responsabilidade e foco em resultados, votando de acordo com aquilo que é melhor para a população serrana. Também, na Câmara Municipal de Serra Negra, temos debatido temas de grande relevância para o presente e o futuro do nosso município. Um dos principais assuntos discutidos recentemente foi a não instalação de pedágios em nossa região. O qual fui contra, inclusive sendo o primeiro vereador do Estado de São Paulo a manifestar contra isso, na audiência publica que ocorreu em Campinas. Esse tema também mobilizou amplamente a Câmara, que promoveu audiências públicas e debates abertos, garantindo espaço para que a população pudesse se manifestar e esclarecer dúvidas, demonstrando o descontentamento popular com a implantação de novos pedágios. Esse processo fortaleceu a democracia, aproximou os cidadãos das decisões públicas e reforçou a defesa dos interesses de Serra Negra e de toda a região. Outro projeto de extrema importância que está em análise e debate é a nova Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo. Trata-se de uma legislação fundamental, que irá orientar o crescimento urbano de Serra Negra, definindo regras para ocupação do território, preservação ambiental, desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população. Essa lei terá efeitos duradouros e será um importante instrumento de planejamento urbano do nosso município para os próximos anos.

Viva! Serra Negra - O que de importante deixou de ser votado?

Renato Giachetto - Ainda existem pautas importantes que precisam avançar, principalmente projetos voltados à geração de empregos, segurança, saúde, incentivo ao comércio local e fortalecimento do turismo. Esses temas exigem planejamento e diálogo, mas são prioridades claras à legislatura. Continuarei trabalhando para que essas propostas avancem e se transformem em ações concretas, ajudando Serra Negra a crescer de forma organizada e com mais oportunidades para todos.

Viva! Serra Negra - Quais indicações/requerimentos de sua autoria você destaca?

Renato Giachetto - Em 2025, apresentei 524 indicações e 147 requerimentos, todos baseados em pedidos diretos da população. As indicações buscam melhorias em bairros, manutenção de vias, infraestrutura e serviços públicos. Já os requerimentos cobraram providências, informações e também reconheceram o trabalho de entidades e cidadãos que fazem a diferença em Serra Negra. Tenho a esclarecer que faço um mandato presente, que escuta, cobra e acompanha de perto cada demanda. Portanto, todas as indicações têm a sua respectiva importância. Não há como dimensionar a sua importância uma em detrimento de outra, pois todas almejam uma resposta que conforte os anseios dos munícipes.

Viva! Serra Negra - O que espera do Legislativo serrano para 2026? 

Renato Giachetto - Para 2026, espero um Legislativo atento as demandas da sociedade e próximo do cidadão, atuante e focado em soluções práticas, como foi em 2025. A Câmara precisa avançar em projetos que gerem emprego, apoiem o empreendedor, melhorem a mobilidade urbana, saúde, segurança, ensino e garantam mais qualidade de vida para as famílias em todos os cantos da cidade. Acredito que, com união, responsabilidade e diálogo, o Legislativo pode entregar ainda mais resultados de acordo com os interesses da população.

Viva! Serra Negra - Que nota dá para o trabalho do Executivo?

Renato Giachetto - Dou nota dez ao trabalho do Executivo Municipal. A administração tem se esforçado para manter a cidade organizada, funcionando e atendendo as principais demandas da população. Reconheço que sempre há desafios, mas vejo comprometimento e responsabilidade na condução do município, tornando-o dinâmico e próspero. O prefeito e todos os funcionários municipais trabalham de forma organiza à atender todas as pautas, com respostas rápidas às necessidades da nossa amada Serra Negra. 

Viva! Serra Negra - Quais foram os destaques e os pontos negativos do Executivo?

Renato Giachetto - Os principais destaques foram a realização e a manutenção dos serviços públicos, os investimentos em infraestrutura. Esses pontos garantem mais eficiência e melhor atendimento à população. Como ponto a melhorar, aponto, em termos, maior interatividade do secretariado com os vereadores, o que poderá acelerar ainda mais algumas ações e melhorar o processo de gestão. De forma geral, a avaliação é extremamente positiva e demonstra compromisso com Serra Negra, e a sua população.

Comentários