//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

                             

         


Veículos novos

A Prefeitura de Serra Negra recebeu quatro veículos novos que atenderão diferentes setores do município: uma picape Chevrolet S10, doada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que será usada para patrulhamento rural, como parte do Programa AgroSP+Seguro - Segurança no Campo; outra picape S10, doada aos bombeiros, para combater incêndios em vegetação; um caminhão, que será usado pela Secretaria de Serviços Municipais para apoio em diferentes serviços e obras; e uma van, comprada com recursos próprios da prefeitura, que será utilizada no transporte de alunos das escolas municipais de educação básica.


Esporte e lazer

O prefeito Elmir Chedid assinou convênio com a Secretaria Estadual de Habitação para a construção de um Centro Integrado de Esportes e Lazer no Bairro das Palmeiras, na área onde se localizam os prédios da CDHU e do Centro Esportivo Dr. Mário Pereira dos Santos, o Discão. A obra faz parte do Programa Especial de Melhorias, do governo do Estado, que visa realizar intervenções físicas que resultem em melhorias urbanas em empreendimentos habitacionais de interesse social. 


Lazer para o povo

O número de pessoas que foi ao centro da cidade nas paradas natalinas e na Casa do Papai Noel é prova de que não é difícil nem oneroso para o Poder Público levar lazer para a população. Artistas de Serra Negra se encarregaram de preparar e divertir os milhares de moradores que lotaram as calçadas da Rua Coronel Pedro Penteado. É a velha história: a criatividade deve suprir a falta de dinheiro.


Área de risco

Aquele que era para ser um dos principais atrativos da região central, a área de alimentação da Praça Sesquicentenário, atrás da Estação Rodoviária, se transformou num cenário de um filme sobre o Apocalipse. Não há mais nenhum bar, lanchonete ou restaurante aberto. Todos os quiosques estão fechados e o local já se transformou no lar dos moradores de rua.


Sempre os mesmos

Uma dica para quem cuida das atrações musicais da Feira Cultural Noturna, na Praça Sesquicentenário, às quintas-feiras: em Serra Negra há dezenas de bons artistas. É que depois que a prefeitura se encarregou de selecionar e pagar os músicos que se apresentam na feira, tem havido uma notável ausência de caras novas por lá. A diversidade faz bem para todos.


Aglomerações perigosas

Desde o dia 13 de dezembro a prefeitura proibiu a entrada de pessoas em eventos realizados em locais públicos fechados sem apresentação do comprovante de esquema vacinal completo contra a covid-19: uma dose para a Janssen e duas doses para as demais. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, isso se aplica a espetáculos, palestras, bailes e formaturas, por exemplo, independentemente de eles serem promovidos por particulares ou pelo poder público. A pergunta que fica no ar é se essa exigência se aplica a cultos religiosos, que reúnem, como todos sabem, dezenas e até centenas de pessoas em locais não só fechados como pouco ventilados.


Jogo duro

O prefeito Elmir Chedid resolveu endurecer o jogo contra os negacionistas: agora, o servidor ou empregado público municipal que se recusar a tomar a vacina contra a covid-19 será afastado de sua função, sem direito a remuneração. A medida é mais que necessária, não só para frear ainda mais as contaminações pela doença, mas também como exemplo de que uma sociedade não pode, numa situação sanitária preocupante, permitir que uma minoria prejudique o esforço da imensa maioria da sociedade.


Portal esquecido

O Portal da Transparência da prefeitura, que seria uma das mais importantes ferramentas para aproximar a administração pública da comunidade serrana, parece que existe apenas para, como se diz popularmente, "cumprir tabela". Na seção de contratos, por exemplo, o mais recente registro tem data de 20 de outubro.


Caminhão de lixo

A Câmara Municipal, em sua última sessão do ano, dia 13 de dezembro, aprovou projeto de lei que autoriza o Executivo a abrir um crédito adicional especial no valor de R$ 500 mil para a aquisição de um caminhão coletor de lixo. A prefeitura vai se encarregar da coleta dos resíduos sólidos, tarefa que era feita por empresa contratada pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra), do qual Serra Negra é uma das 13 cidades integrantes. O recolhimento do lixo está sendo um dos pontos mais criticados da atual administração.


Dias e semanas

Também foi aprovado nessa sessão projeto de lei do vereador Wagner Del Buono que institui na cidade a semana do dia 21 de março como a Semana de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Down. Segundo o texto do projeto, durante essa semana "serão realizadas campanhas, palestras, debates e ações correlatas com profissionais das áreas pertinentes sobre a conscientização e orientação sobre a Síndrome de Down". Tudo muito justo e necessário. O mais importante, porém, é fazer com que essa nova lei não vire letra morta como tantas outras de teor semelhante. 


Leitura obrigatória

Os chamados "empreendedores" serranos deveriam ler atentamente a revisão do Plano Diretor de Turismo, aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo. Especial atenção deveria ser dada ao item "pontos fracos", onde estão elencados os principais entraves para que a cidade se desenvolva. O documento é um dos mais importantes já feitos para diagnosticar os males que impedem Serra Negra de crescer.


Bom e barato

Entre os pontos fracos destacados pelo novo Plano Diretor de Turismo, há alguns que o poder público poderia, praticamente sem investimentos, atacar. Entre eles está a "baixa qualidade de atendimento". Para resolver, pelo menos em parte esse problema, bastaria instalar um posto de informações ao turista no centro da cidade - um quiosque na Praça João Zelante ou John Kennedy, por exemplo. Cursos e palestras para os funcionários de lojas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes, seria outra providência bem-vinda.



Balanço geral

O último programa Serra Negra na Roda deste ano será transmitido nesta terça-feira, 28 de dezembro, às 20 horas, pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari. Nele, os jornalistas Salete Silva e Carlos Motta, além de Pici Dallari Guirelli, presidenta do Lar dos Velhinhos, integrante da comissão de reestruturação do Hospital Santa Rosa de Lima e da direção da Casa, vão apresentar um balanço das atividades daquele centro cultural neste ano e os projetos para o ano que vem, além de conversarem sobre como foi 2021 para os serranos






Seja nosso parceiro!


Comentários