//ANÁLISE// Sem credibilidade

                                                                                                                                                                                 


Fernando Pesciotta


Enquanto Bolsonaro se divertia no zoológico de ultradireita de Mateo Salvini na Itália, o Brasil descobria que existe um ministro do Meio Ambiente e que ele está passando vergonha no lugar do chefe em Glasgow, na COP26.

No encontro global do clima, Joaquim Leite apresentou nova meta de redução de emissões de gases de efeito estufa para 2030, de forma a alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Pressionado pelos EUA, o Brasil mudou sua promessa de redução das emissões de 43% para 50% até 2030.

A nova meta implicará mudanças em diversas atividades. Especialistas falam em redução de 75% na demanda por combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, rígido e sistemático controle florestal e nova postura do agronegócio.

Os países ricos prometem US$ 12 bilhões até 2025 para financiar a proteção florestal, mas o agronegócio terá de provar que não está vendendo fruto do desmatamento.

Um problema adicional, e talvez o mais grave, é a falta de credibilidade do Brasil a partir da recorrência de declarações mentirosas de Bolsonaro. Como diz um colunista, ele faz do País um lugar tão repulsivo e selvagem quanto seu comportamento.

Representantes diplomáticos e de entidades ambientais acham pouco crível que esse governo pense em proteção florestal poucos dias após Bolsonaro visitar um garimpo clandestino na Amazônia.

As provas desse descrédito estão no próprio governo. O coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo Lucon, pediu demissão. Aproveitou sua presença em Glasgow para dar a devida dimensão à sua justificativa: “Falta interlocução do governo com a sociedade civil.”

Depois de Bolsonaro, o pária, dizer que não deve satisfação da sua ausência na COP, um integrante do seu governo confirma a falta de transparência e de interesse pelo diálogo.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Comentários