//SAÚDE// Quase 60% dos brasileiros estão em isolamento


O discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na terça-feira à noite talvez tenha impedido o isolamento de crescer, mas não contribuiu para diminui-lo.

A parcela de brasileiros em isolamento social em casa já chega 60% e a tendência cresceu nas últimas semanas, segundo dados da In Loco, empresa de tecnologia de geolocalização divulgados com exclusividade ao "Brazil Journal".

A In Loco chegou à amostragem mais significativa da população brasileira em quarentena graças a um software embarcado em mais de 60 milhões de celulares.

A empresa passou a compilar os dados e criar um Score de Isolamento Social desde que cidades e Estados começaram a decretar "lockdowns".

O índice mede o porcentual de pessoas que não saíram de casa naquele dia. Se uma pessoa vai a qualquer estabelecimento comercial, mesmo que seja no mesmo quarteirão de casa, ela sai do índice e não é considerada isolada.

A média da semana passada de pessoas em isolamento foi de 59,33%, com o seguinte breakdown por dia:

Domingo (22): 70%

Segunda (23): 56%

Terça (24): 56%

Quarta (25): 57%

Quinta (26): 58%

Sexta (27): 59%



O cálculo da média nacional foi feito com base na ponderação dos números pela população de cada Estado. Os Estados mais disciplinados, com porcentual de isolamento acima da média nacional, são Santa Catarina (66%), Goiás (65%) e Ceará (63%).

Na Região Sudeste, onde estão os Estados mais populosos, o isolamento ficou abaixo da média nacional: São Paulo (57,7%), Rio de Janeiro (59,4%) e Minas Gerais (57,8%).

Quarta-feira é o dia em que as pessoas menos ficam em casa, segundo a In Loco. Ainda assim, na quarta-feira o brasileiro tem se recolhido mais. O isolamento médio nas três últimas quartas-feiras evoluiu de 22% para 32% e para 57%.

O mesmo ocorreu no domingo, dia em que as pessoas saem menos de casa. A evolução aos domingos foi de 34% no dia 8 para 52% no dia 15 e atingiu 70% no domingo passado.

Os dados são compartilhados gratuitamente pela In Loco em parcerias com algumas prefeituras e governos estaduais para ajudá-los a entender a efetividade das medidas de isolamento e tomar decisões mais informadas.

O sistema de localização utilizado pela In Loco é mais preciso que outras tecnologias como GPS ou telefonia celular. A privacidade do usuário é preservada e todos os dados analisados são anônimos e coletados com o consentimento informado.



Comentários