- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Depois do vazamento de um áudio convidando os comerciantes a criar um grupo para descumprir o Decreto Municipal nº 5.029 e reabrir o comércio em Serra Negra, o movimento entre os comerciantes que apoiam a ideia ganhou força e alguns já falam em reabrir as portas ainda no sábado, 28 de março, ou no máximo na segunda-feira, 30 de março.
O movimento, no entanto, não conta com o apoio oficial da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia) nem da Associação Comércio Forte, segundo seus presidentes.
“Recebi alguns poucos telefonemas cogitando uma reunião com o prefeito para reabrir o comércio no sábado ou mais tardar na segunda”, disse José Luiz Gomes Machado, presidente da Acia.
A articulação dos empresários para a reabertura dos estabelecimentos comerciais, segundo o empresário, não é iniciativa da Acia. Nenhum grupo de empresários foi oficialmente criado, segundo ele, para defender a reabertura do comércio.
“Os interessados são em quantidade insuficiente para que a Acia possa ingressar com alguma iniciativa”, afirmou. Machado disse, no entanto, que aguarda novos contatos para fortalecer o grupo. “Deixo a Acia à disposição para eventuais reuniões.”
Segundo o presidente da Associação Comércio Forte, Rafael Acorsi, a mobilização dos empresários, incluindo a criação de um grupo no WhatsApp para organizar uma manifestação em frente à sede da prefeitura, é uma iniciativa isolada.
“Recebi alguns áudios e o convite para esse grupo do WhatsApp e soube dessa articulação por meio de notícia do Viva! Serra Negra”, afirmou Rafael. "Estamos no meio de uma crise sistêmica, da saúde, política e econômica”, avaliou o empresário.
O grupo do WhatsApp, que se diz integrado por comerciantes da cidade, convida os proprietários de estabelecimento comercial a participar de um ato em frente à sede da prefeitura, na segunda-feira, 30 de março, às 10 horas.
O objetivo, diz o convite, é seguir a orientação do governo federal e convocar o retorno ao trabalho das pessoas fora do grupo de risco do covid-19.
“Concordamos com o que está sendo feito nos países do primeiro mundo, mas a atual situação do Brasil não nos permite, nossa economia entrará em colapso em poucos dias, logo começarão os saques e o caos se instalará, pessoas que vivem do trabalho diário não terão o que dar de comer aos seus filhos”, diz a postagem de apresentação do grupo no WhatsApp.
A íntegra do convite à manifestação é a seguinte:
Bom dia Comerciantes e amigos de Serra Negra.
O intuito desse grupo é de seguir a orientação do Governo Federal, de isolar os nossos idosos e crianças e tomar todas as medida necessárias para protegê los dessa pandemia que assola o mundo, e os que tem saúde voltarem a trabalhar.
Acreditamos que o enfrentamento a essa doença deve ser feito e será muito difícil fazê-lo, porém sem dinheiro será muuito pior.
Concordamos com o que está sendo feito nos países do primeiro mundo, mas a atual situação do Brasil não nos permite, nossa economia entrará em colapso em poucos dias, logo começarão os saques e o caos se instalará, pessoas que vivem do trabalho diário não terão o que dar de comer aos seus filhos.
Mas para isso temos q nos reunir em um ato pacífico para que nossas autoridades revoguem o decreto que impede os comércios de abrirem suas portas.
Portanto, convidamos os comerciantes e amigos para um ato pacífico em frente a prefeitura as 10 hrs da manhã nesta segunda feira dia 30.03 !!!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.