//CARLOS MOTTA// Os oito vereadores que se esconderam no silêncio



No dia 17 de dezembro de 2025, a redação do Viva! Serra Negra enviou um questionário aos 11 vereadores que compõem a Câmara Municipal, para que eles fizessem uma avaliação do trabalho do Legislativo e do Executivo no ano que se encerrava. De pronto, Renato Giachetto (União Brasil) e Ana Bárbara Magaldi (União Brasil) responderam à mensagem, dizendo que atenderiam à solicitação do Viva! Posteriormente, Anna Beatriz Scachetti (Republicanos) também afirmou que enviaria as respostas do questionário.

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Wagner Del Buono, foi informado, em 17 de dezembro, que todos os integrantes do Legislativo serrano haviam, como ele, sido convidados a avaliar o trabalho desenvolvido em 2025.

No dia 22 de dezembro, nova correspondência foi enviada aos vereadores, reiterando a solicitação, mas até a publicação desta matéria, nenhum outro, além de Giachetto, Bárbara Magaldi e Anna Beatriz se manifestou. 

Dessa forma, a população de Serra Negra ficou sem saber o que fizeram pela cidade Wagner Del Buono (União Brasil), Leonel Franco Atanazio (União Brasil), Ricardo Fioravanti (PSB), Cesar Borboni (Podemos), Rosimar Gonçalves da Silva (Republicanos), Letícia Steffany (PRD), João Ricardo Gallego (PL) e Eduardo Barbosa (PL). 

As perguntas enviadas aos vereadores foram as seguintes: 

- Que nota de zero a dez você dá para o trabalho da Câmara Municipal neste ano?  

- Quais os principais projetos de lei votados?  

- O que de importante deixou de ser votado?  

- Quais indicações/requerimentos de sua autoria você destaca?  

- O que espera do Legislativo serrano para 2026?  

- Que nota dá para o trabalho do Executivo?  

- Quais foram os destaques e os pontos negativos do Executivo?  

As respostas de Renato Giachetto, Ana Bárbara Magaldi e Anna Beatriz Scachetti foram publicadas em: 

//POLÍTICA// Giachetto dá nota dez para o trabalho dos vereadores e do prefeito em 2025 


//POLÍTICA// Sessões da Câmara são pouco atrativas para os jovens, diz Bárbara Magaldi



Os três vereadores demonstraram respeito aos seus eleitores, à sociedade serrana e à imprensa independente. Os oito restantes preferiram se esconder no silêncio.

-----------------------
Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra

Comentários