//MARCELO DE SOUZA// Até vereador tem dúvidas sobre o novo Plano Diretor



Por um lado, fico tranquilo, e por outro, extremamente preocupado, quando escuto de um vereador durante sessão do Legislativo municipal, sugestão para chamar a empresa que fez a revisão do Plano Diretor para explicar melhor seu conteúdo.

Na verdade, a empresa já visitou a Câmara Municipal para explicar o plano aos vereadores. Foi no dia 11 de novembro de 2022, se eu não estiver enganado. Seus pares deveriam ter lembrado dessa apresentação do Plano Diretor na Câmara Municipal.

Fico tranquilo também, afinal, pois comprova o que tenho afirmado: “A revisão do Plano Diretor não foi amplamente debatida com os munícipes.”

Afinal, se até o vereador ainda tem dúvidas sobre o plano, a coisa “tá feia”.

Em se tratando de planos, os munícipes são sempre os mais diretamente impactados com as novas regras e novas políticas.

E apesar do prefeito ter falado no dia 19/04/2023, quando entregou o plano ao Legislativo, que foram realizadas diversas audiências públicas, no meu entendimento, se equivocou, pois afinal foram apenas duas. Cabe lembrar que a população não foi convidada para participar das primeiras oficinas e de grupos de trabalho. Audiência pública mesmo, só duas.

Depois de quase dois anos que a prefeitura vem realizando a revisão do plano, depois da realização de duas audiências públicas (uma virtual em 22/07/2021, outra em 07/12/2022 para apresentar a revisão do plano já finalizada), se ainda temos dúvidas e precisamos chamar a empresa para explicar o plano, é porque houve falha grave no processo de revisão do plano e nos debates, não é verdade?

Para quem participou da segunda audiência pública e ou para quem assistiu ao vídeo da mesma, fica claro que não houve o amplo debate necessário e saudável com os munícipes.

Choveram críticas. Todas pertinentes.

Sim, somente duas audiências públicas.

Algo em torno de meia dúzia de horas para somente apresentar, sem debate efetivo, um plano que custou quase dois anos para ser revisado e que vai interferir na vida dos moradores para sempre.

Vai interferir na vida do morador, no dia a dia, no tráfego, na mobilidade, na segurança, na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida.

Mas enfim, se o vereador tem duvidas e quer entender melhor o plano, fico tranquilo, pois, talvez tenhamos ainda alguma chance de questionar e apontar vários aspectos do plano que parecem, no meu ponto de vista, bastante desconectados com a geografia e a realidade serrana e que mereceram amplo debate e alterações.

Por outro lado, fico extremamente preocupado, porque são eles vereadores que irão votar e desenhar o futuro da cidade e, com a devida vênia, tratando de um tema multidisciplinar e puramente técnico, me causa enorme preocupação com o rumo que se dará à cidade e à vida, principalmente quando escuto de um vereador, aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo que, seria bom chamar a empresa para explicar o plano.

De qualquer forma, algumas coisas parecem certas:

- O Plano Diretor está pronto e será aprovado por unanimidade, com algumas emendas “para não falarem que não trabalhamos”;

- Questões de mobilidade vão piorar já que o plano não estudou o assunto e não aponta soluções nem para os problemas atuais. Por aqui, mobilidade e acessibilidade urbana vêm sendo negligenciadas pela prefeitura e pelos vereadores há quase dez anos.

- Vão oficializar calçadas com largura inferior às recomendadas nas consagradas normas técnicas da ABNT e, com isso, esqueça acessibilidade e esqueça arborização urbana nessas ruas com calçadas que não tenham pelo menos 2 metros de largura;

- Áreas permeáveis irão diminuir absurdamente;

- Para alguns bairros, praças e áreas verdes municipais continuarão distantes;

Problemas e mais problemas.

Mas tranquilo, também. Depois corre-se atrás de verbas com deputado e governador para resolver amanhã os problemas que estamos criando hoje e, tudo acabará em fotos e discursos.

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=YfHRQIBXLTI (13ª S Ordinária e 9ª S Extra de 02/05/2023

– 01h30´20´´);

https://www.vivaserranegra.com/2022/11/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/cidade-na-audiencia-publica-do-plano.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor_2.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor_3.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor_4.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor_6.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor_7.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor_8.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor_9.html

https://www.vivaserranegra.com/2022/12/marcelo-de-souza-o-novo-plano-diretor-o.html

-----------------------------------

Marcelo de Souza é engenheiro civil



Comentários