//FERNANDO PESCIOTTA// Ineditismos e os desafios de Lula



Na Avenida Paulista tomada pela multidão, Lula disse que vai governar para todos, que não existem dois Brasis e que é hora de baixar as armas.

Fez um discurso de conciliação, um gesto de grandeza jamais visto em Bolsonaro, que governou sem nunca ter tentado a união nacional, que nunca se mostrou um estadista - nem sabe o que seja isso.

Se Bolsonaro não fosse Bolsonaro talvez não tivesse perdido a eleição. Fez tanta coisa errada nesses quatro anos, magoou e enraiveceu tanta gente, destratou tantas outras. Resultou no único presidente que não conseguiu se reeleger em toda a história política brasileira.

Por outro lado, a terceira vitória de Lula como candidato a presidente confirma sua posição de maior nome da história política do País.

Lula, porém, tem um grande desafio pela frente. Além da divisão nacional e de um Congresso adverso com o qual terá de estabelecer o diálogo, o País está em frangalhos e diplomaticamente isolado.

Lula vai herdar uma série de ajustes a serem feitos em diversas áreas, com ênfase na economia. Terá de lidar com uma carga tributária elevada, embora ainda com contas públicas deficitárias, alta desigualdade social, educação fragilizada e um mercado de trabalho cada vez mais informal.

Nesse cenário, terá de melhorar os gastos públicos, ampliar os investimentos e fazer reformas, além de priorizar o combate à miséria, como salientou às milhares de pessoas que comemoravam a vitória na noite de domingo.

Acrescente-se que as tarefas serão dificultadas pela má vontade e resistência da atual gestão. O período de transição promete ser complicado pela pequenez de Bolsonaro e pela ação de seus cães.

Nesta segunda-feira (31), o País acorda com bloqueios de rodovias. A Polícia Rodoviária, que no domingo parava ônibus para tentar evitar que eleitores chegassem às urnas, parece pouco disposta a agir contra os caminhoneiros. 

---------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários

  1. Parabéns! Belo texto. Um resumo bem feito do que foi e do que vem. E uma prova de que a falta de educação e a grosseria não compensam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.