//TURISMO// Câmara sugere construção de estátuas do elenco de "A Praça é Nossa"

 


Além de uma cópia da Fontana de Trevi, a mais famosa fonte italiana, Serra Negra poderá ter também uma versão de concreto do programa humorístico do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) “A Praça é Nossa”. 

Os vereadores propõem a instalação de estátuas de integrantes do elenco do programa no Centro. A ideia da Câmara Municipal é com isso chamar a atenção da imprensa, inserir Serra Negra no noticiário televisivo de forma gratuita e assim atrair turistas para a cidade.

A proposta foi encaminhada ao prefeito Elmir Chedid por meio de um requerimento de autoria do vereador Renato Giachetto, aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de segunda-feira, 14 de março.

Giachetto sugere que o prefeito entre em contato com a direção do SBT e consulte os produtores do programa “A Praça é Nossa” sobre a viabilidade de os atores custearem suas estátuas.

Elas seriam feitas à semelhança da estátua do ator Ronald Golias, construída em sua homenagem em 2008 na Praça John Kennedy, onde está o Paço Municipal.

O documento redigido pelo vereador sugere que os atores arquem com o custo das estátuas que os eternizariam no município, “atraindo assim uma mídia televisiva para a nossa cidade de forma gratuita e capaz de fomentar o turismo local”, como diz o requerimento.

Giachetto disse que já vinha estudando essa ideia e decidiu fazer o requerimento depois de uma conversa na semana anterior com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra, Carlos Tavares. 

Os vereadores se reuniram com o secretário, depois da sessão do dia 7 de março, para saber qual é a programação de eventos e os planos de sua pasta para estimular o setor turístico em 2022.

Giachetto ressaltou que a proposta não traz ônus ao município, uma vez que os atores ou o próprio SBT arcariam com os custos do projeto. 

A ideia recebeu elogios de vereadores da situação, em especial pelo presidente da Câmara Municipal de Serra Negra, César Augusto Borboni, o Ney.

“Acho que isso já era da sua cabeça, mas deve ter saído de uma conversa boa que tivemos com o secretário de Turismo, depois da sessão passada”, afirmou. O requerimento foi considerado muito importante por Ney devido principalmente à homenagem que já foi feita a Ronald Golias. “ Isso pode virar, sim, mais um ponto forte na questão do turismo de Serra Negra”, disse.

O líder do prefeito na Câmara, Beraldo Cattini, também demonstrou empolgação com a proposta. “Quem sabe a gente consegue colocar também o Silvio Santos na 'Praça É Nossa', é muito importante. Tomara Deus que o prefeito autorize e o SBT compre a ideia”, afirmou.

O vereador Eduardo Barbosa aproveitou a oportunidade para lembrar que há cerca de cinco anos, em sua legislatura anterior, encaminhou ao Executivo uma indicação da instalação do busto do humorista Carlos Alberto de Nóbrega, apresentador da "A Praça é Nossa" desde 1987.

Turismo cultural

Ronald Golias foi homenageado por sua ligação afetiva com a cidade e sua estátua se transformou em uma atração turística. Embora não morasse em Serra Negra, o ator tinha uma propriedade rural no município, onde passava boa parte do tempo livre. Golias tinha amizade com vários dos taxistas que o levavam até São Paulo nos dias de gravação. Serra Negra era sempre citada em seu programa "Escolinha do Golias".

Atrair turistas por meio das artes é uma estratégia que deu certo em vários municípios que se destacam entre os roteiros turísticos por sua programação cultural. Campos do Jordão, por exemplo,  ganhou notoriedade com o Festival de Inverno, focado na música erudita.

Paraty ficou famosa pela Festa Literária Internacional (FLIP), um dos principais festivais literários do país, que reúne escritores consagrados do Brasil e do Exterior. 

Gramado também se destacou no roteiro turístico cultural com o Festival de Cinema. 

O SBT é a terceira emissora em audiência no país. "A Praça é Nossa", que já foi um dos carros-chefes de sua programação, hoje não está nem entre as cinco mais assistidas da emissora. Na programação do dia 22 de fevereiro, se encontrava em sétimo lugar, atrás de novelas como "Carinha de Anjo", do programa "Cupom Premiado Baú" e do "Programa do Ratinho", segundo o portal O Planeta TV. 



Comentários

  1. Literalmente uma piada 😂😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  2. Os vereadores devem estar brincando, é piada né?

    ResponderExcluir
  3. A cidade da piada pronta. Serra Negra pode ficar conhecida por outros motivos, não tem cabimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.