//PANDEMIA// Vereadores isentam prefeitura de culpa por aglomeração



A aglomeração no Centro de Convenções de Serra Negra durante o encontro de diretores de escolas estaduais do ensino médio, supervisores e dirigentes regionais da educação, na semana passada, que ganhou notoriedade nacional, foi tema abordado pelos vereadores na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 4 de outubro.

Vereadores da situação e da oposição concordaram que o evento realizado pela Secretaria do Estado da Educação exagerou no número de participantes, o que impossibilitou o distanciamento necessário entre eles para evitar contaminação pela covid-19. Mas todos os vereadores que se pronunciaram sobre o assunto tentaram amenizar a responsabilidade da prefeitura na fiscalização dos protocolos de segurança e organização do evento.

O presidente da Câmara, Cesar Augusto Borboni (PSC), o Ney, afirmou que o prefeito Elmir Chedid (DEM) participou da abertura do evento e ficou assustado e preocupado com a aglomeração.

O vereador disse que o prefeito teria se surpreendido com o número de participantes. Mas na "live" realizada por Chedid e compartilhada na página da prefeitura do Facebook, no dia do aniversário da cidade, 23 de setembro, o próprio prefeito anunciou que o evento contaria com 4 mil participantes.

“Juridicamente, o evento foi do governo do Estado, prefeitura só cedeu o espaço”, ressalvou Ney. Embora o prefeito tenha evitado falar sobre o assunto, Ney afirmou que a intenção de Chedid é reavaliar os próximos eventos, para que sejam realizados pelo menos em duas etapas. “Se houver 3 mil participantes, faz dois de 1,5 mil cada”, explicou.

O presidente da Câmara ressaltou a importância econômica desses eventos para a cidade  e disse que está tranquilo com a informação enviada pela Secretaria Estadual de Educação ao Ministério Público de que 93,5% dos participantes estavam vacinados.

Ainda assim, todos os vereadores que se manifestaram demonstraram preocupação com o aumento do número de casos nos próximos dias provocado pelo encontro. “A gente tem de ficar preocupado com evento deste tamanho, poderia ser fracionado”, afirmou o vereador Roberto de Almeida (Republicanos).

As consequências sanitárias, avaliou, podem vir nas próximas duas semanas. “Já tivemos pequeno aumento de casos na cidade, além de um óbito nos últimos dias, infelizmente, e ficamos preocupados, não pela quantidade do evento, mas como foi realizado dentro do Centro de Convenções”, afirmou.

O vereador, no entanto, amenizou a responsabilidade municipal pela negligência do distanciamento. “Entendo que o prefeito tenha tido boa vontade, mas o governo do Estado fez o contrário do que prega”, afirmou Roberto de Almeida lembrando que o governador João Doria (PSDB) manteve um posicionamento rigoroso em relação aos protocolos e fechamento da economia.

A vereadora Viviani Carraro (Avante) sugeriu que no próximo evento, a administração acompanhe a aplicação dos protocolos. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a fiscalização dos protocolos é de responsabilidade também do município.

O vereador Wagner Del Buono (DEM), funcionário do Hospital Santa Rosa de Lima, garantiu que a situação do covid-19 está sob controle, com alguns novos casos diários, apesar da morte de uma pessoa no domingo, 3 de outubro. Ele diz acreditar que o evento não deverá provocar aumento significativo dos casos nas próximas semanas.

O líder do governo na Câmara, Beraldo Cattini (PSC) também usou a palavra para reafirmar que o prefeito ficou assustado com o número de participantes. “Nem o prefeito calculava que iria receber essa multidão de pessoas”, afirmou, desconsiderando também que o prefeito informou que o evento teria a participação de 4 mil pessoas em "live" compartilhada na página do Facebook da prefeitura.



Comentários

  1. Claro, os culpados fomos nós, que elegemos quem elegemos. Irônica e tragicamente, o evento monstro aconteceu justo no Centro de Convenções, local onde o município realiza a vacinação contra a Covid-19. Alguém já atentou para esse "pequeno" e simbólico "detalhe"????!!!???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.