//CIDADE// Biografia de Bimbo se confunde com a Serra Negra moderna

Bimbo disputou oito eleições e venceu todas. Foi três vezes prefeito e duas vezes vice


Antonio Luigi Ítalo Franchi, o Bimbo, falecido na madrugada desta quinta-feira, 1º de julho, foi prefeito em três mandatos, vice-prefeito em duas oportunidades e vereador quatro vezes. Disputou oito eleições e venceu todas. 

Nasceu em 12 de maio de 1939, no Bairro da Serra. Seu pai, Amatici José Franchi, nasceu no Brasil, mas com apenas um ano de idade foi morar na Itália, terra natal dos pais, que para lá retornaram. Depois de ter estado na 1ª Guerra Mundial (1914-1918), Amatici tentou a sorte por duas vezes nos Estados Unidos, até que, numa das ocasiões em que retornou à Itália, se casou com Aide Coli.

O casal resolveu então tentar a sorte no Brasil, especificamente em Serra Negra, já com uma filha Franca Franchi, nascida na Itália, que leva o nome de uma escola estadual no Bairro da Serra. 

Cerca de um ano depois, nasceu Bimbo. Ele cresceu auxiliando o pai em seu armazém, conhecido como “Vendão”, próximo à propriedade rural da família, um dos mais tradicionais pontos de parada no município na época para abastecimento das despensas das propriedades rurais e um importante espaço de convivência.

O “bambino”, menino em italiano, como era chamado pela mãe, se tornou “Bimbo” para os mais íntimos e o apelido pegou entre todo seu meio de convivência. Gostava de jogar futebol e caçar animais, especialmente pássaros com estilingue, hábito comum entre as crianças daquele tempo, principalmente na zona rural.

Depois de estudar numa escola rural, ingressou no Lourenço Franco de Oliveira, na cidade, e depois ao Ginásio da Estância de Serra Negra, que posteriormente se tornou Ginásio Estadual, hoje extinto. Foi quando, na adolescência, conheceu sua futura esposa, Zaira Antunes Franchi.

Devido às dificuldades de locomoção da zona urbana para a rural, Bimbo ficava hospedado na casa de um padrinho, chamado Orestes Conti, na Rua Coronel Pedro Penteado. Ia para casa de vez em quando, mas sempre que podia visitava os pais e ajudava no armazém.

Depois de concluir o ginásio, Bimbo entrou na Escola de Comércio Romeu de Campos Vergal. Terminado o ensino profissionalizante, estudou direito em Pouso Alegre e se tornou advogado. Porém, atuou pouco na área, devido aos afazeres na propriedade da família.

Preocupado com a falta de condições de infraestrutura em Serra Negra, passou a fazer parte da comissão de estradas rurais, que buscava recursos para melhorias das condições de tráfego e escoamento da produção rural. Foi nessa época, na década de 1960, que conheceu seu amigo e companheiro na política Jesus Chedid. 

Bimbo se candidatou então para a Câmara Municipal, se elegendo vereador pela primeira vez em 1972, se reelegendo em 1976, e posteriormente em 1988 e 1992. Foi eleito prefeito pela primeira vez para o mandato de 1979 a 1983. 

Seu único filho, Demétrius Ítalo Franchi, nasceu em 1982, e seguiu os passos do pai, se tornando advogado. Na política, foi eleito vereador por dois mandatos, em 2008 e 2012, tendo ocupado o cargo de presidente da Câmara. Atualmente é o seu secretário-geral.

Incentivado pela esposa, professora de carreira – que também leva o nome de uma escola municipal, no Bairro da Serra – Bimbo construiu cinco escolas no primeiro mandato de prefeito. Em sua última gestão, construiu mais duas escolas. Além disso, reformou todos os prédios escolares e os postos de saúde do município.

Bimbo foi responsável por estabelecer o regime de cinco refeições diárias para as crianças nas escolas e instalou laboratórios de informática em todas as unidades de ensino, além do sistema apostilado em toda a rede. 

Promoveu também melhorias de infraestrutura nas estradas rurais, com alargamento e nivelamento de leitos carroçáveis, pavimentação, cascalhamento e construção de pontes e reformas em tubulações e galerias de águas pluviais.

Em sua época de vice-prefeito, de 1997 a 2000, na gestão de Elmir Chedid, rodou 25 mil quilômetros com a própria caminhonete, atrás de peças usadas para que a frota de veículos da prefeitura pudesse funcionar. Também foi diversas vezes com a sua caminhonete resolver problemas diversos na cidade. 

Foi responsável pela criação de projetos sociais, com apoio da esposa, como o  Casa Dia, em parceria com as Irmãs Franciscanas Filhas da Divina Providência, com o objetivo de atender idosos acima de 60 anos que estejam sozinhos em casa, configurando risco social.

Colocou em prática no município o Projeto Amor Perfeito, com o objetivo de realizar um trabalho preventivo com as gestantes, para atingir a redução da mortalidade infantil. Na área do turismo, promoveu uma série de eventos.

Depois de deixar a prefeitura, pois não poderia mais disputar a reeleição, Bimbo apoiou a administração Sidney Ferraresso, tendo sido secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural. 

Sua última passagem pela administração pública foi novamente como vice-prefeito de Elmir Chedid, que venceu a eleição em 2020.


SEJA NOSSO PARCEIRO!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários