//ANÁLISE// Bolsonaro confirma encontro com denunciante

                                                                                                                                                                                                 

                                                                                                                                                    


Fernando Pesciotta


A compra da vacina indiana vai se transformando num pesadelo para Bolsonaro. Analistas mais conservadores reconhecem que o caso pode ampliar o risco de impeachment.

Esse termômetro pode mostrar alta da febre a partir do depoimento marcado para esta sexta-feira (25), na CPI do genocídio, do deputado Luís Miranda, que trouxe a denúncia a público.

Bolsonaro confirmou ter se encontrado em março com o deputado, mas negou as suspeitas. Disse que "quem buscou armar isso daí vai se dar mal", repetindo a ameaça feita na véspera pelo ministro Onyx Lorenzoni. Coisa de miliciano.

O presidente disse que o fato de a vacina não ter sido entregue, de o pagamento, portanto, não ter sido feito, descaracteriza a corrupção.

Trata-se de uma falácia, de discurso a ser repetido pela milícia e pelos fiéis da seita bolsonarista.

O pagamento só não foi feito porque a vacina ainda não chegou. Mas o contrato está assinado. Tanto assim que o próprio Ministério da Saúde discute a hipótese de cancelá-lo.

Bolsonaro prevaricou. Disse ao deputado Luís Miranda que acionaria a Polícia Federal para investigar o caso. Agora a PF informa que nunca foi acionada para abrir inquérito. Prevaricação é crime que leva ao impeachment.

O genocida também foi alertado pela Embaixada brasileira na Índia que o preço da vacina estava muito acima do que deveria. O Brasil aceitou pagar US$ 15 por dose.

O fabricante da Covaxin, o laboratório Bharat Biotech, confirma o preço e alega que esse valor tem por objetivo compensar a venda a preço baixo para o governo indiano, que ajudou no desenvolvimento do imunizante.

O laboratório tenta dar uma desculpa que nem Bolsonaro conseguiu inventar. Mas o fato é que as versões não se encontram. A tampa do bueiro está começando a ser levantada.

 --------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!
www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários