//POLÍTICA URBANA// Engenheiro sugere adoção do IPTU Verde em Serra Negra

 

Marcelo de Souza: “Sem recursos você não faz nada,
mas o mais importante para usar bem os recursos é planejar”


A adoção de políticas públicas sustentáveis é uma tendência mundial que poderia começar a ser seguida em Serra Negra, com a criação de um IPTU Verde, que estabelece descontos para os cidadãos que adotarem em suas propriedades medidas de preservação ambiental.

A sugestão foi apresentada pelo engenheiro Marcelo de Souza no Serra Negra na Roda transmitido pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, nesta quarta-feira, 24 de março.

Morador há oito anos em Serra Negra, Marcelo acompanha atentamente as discussões no município sobre políticas urbanas, além de colaborar com artigos sobre o assunto para o Viva! Serra Negra. “Hoje em dia é uma tendência mundial privilegiar o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade onde vivemos”, afirmou.

Maarcelo relata que algumas cidades já adotaram o IPTU Verde, que tem como função educar e conscientizar, além de colocar em prática medidas que podem beneficiar o meio ambiente. Entre essas iniciativas ele cita reservatórios de águas pluviais que podem levar a prefeitura a economizar com piscinões; áreas permeáveis para infiltrar parte da água e deixar escoar uma pequena parcela; reuso de água e preservação de árvores nativas, entre outras.

Os descontos no IPTU podem ser variáveis, mas tem de ser valores significativos e destinados a toda a população. “Tem de ser para moradores, trabalhadores, pequenos e médios empresários, não apenas para alguns”, salientou. Essa é uma medida, no entanto, ele ressalta, para ser discutida pela sociedade. “O pouco que cada um fizer, já ajuda bastante. Isso é política pública”, concluiu.

Foram abordados diversos assuntos ao longo do programa, como manutenção de calçadas, Plano Diretor e de Mobilidade Urbana e queimadas. O engenheiro avalia que a cidade tem infraestrutura necessária para receber moradores das capitais e grandes cidades que devem continuar trabalhando em home office mesmo após a pandemia e que devem procurar cidades do interior para fixar residência.

“A distribuição de energia elétrica em Serra Negra, por exemplo, é boa. Há municípios em que a energia elétrica acaba toda a semana no verão”, afirma. Ele avalia que os serviços de internet também são de boa qualidade e que chegam às áreas mais distantes do Centro. O engenheiro aponta como problema o acesso ao município, vez dificultado pela topografia.

“Para chegar em Campinas é uma serra. Para chegar em São Paulo é uma serra. A serra é um fator que inibe um pouco”, analisa. A topografia da região, ele explica, faz com que o motorista leve mais tempo para percorrer o mesmo trecho em outras regiões.

"Mas dependendo da atividade acho que é uma tendência e a cidade tem de aproveitar isso também”, afirmou. Ele alertou, no entanto, para a necessidade de planejamento urbano. A chegada de novos moradores pode trazer um adensamento maior e suas complicações, como dificuldades de abastecimento, demanda por serviços de esgoto e mobilidade urbana.

Na sua avaliação, em todas as áreas a política de urbanização deve dar prioridade ao planejamento e aos projetos urbanísticos. “Sem recursos você não faz nada, mas o mais importante para usar bem os recursos é planejar”, afirma.

Mais investimento em projeto, ele calcula, menor gasto com obras. “O projeto bem feito economiza em vários detalhes, às vezes gasta mais com o projeto, mas economiza com a obra”. Um bom projeto pode proporcionar economia de recursos e tempo de conclusão da obra. 

Assista abaixo a íntegra do Serra Negra na Roda:



Comentários