//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

 

Saúde enfartando

O Hospital Santa Rosa de Lima, coração do sistema de saúde da cidade, que passa por uma séria crise, acumulando vultosos déficits mensais, já atendia um número de pacientes equivalente a duas Serra Negra antes da pandemia de covid-19. Os atendimentos em 2019 somaram 51.574, segundo levantamento de Roberto Suman de Godoi, ex-presidente da ONG Reviver. Cerca de 93% dos serviços oferecidos foram por meio do Sistema Único de Saúde. Dos 51.574 pacientes que passaram pelo pronto-socorro do hospital em 2019, apenas 151 foram atendidos pelo sistema particular e 2.148 eram clientes de planos de saúde privados. Os atendimentos pelo SUS somaram 48.275. “Estamos falando de duas populações de Serra Negra em emergência”, afirmou Suman no programa Serra Negra na Roda.


Gargalos nas UBS 

O excesso de demanda no hospital, avalia Suman, é causado pelos gargalos nas unidades básicas de saúde do município. “Os postos de saúde não funcionam. O cidadão procura o posto, que só tem consulta para dez dias depois. Ele corre para o hospital”, afirmou. Para Suman, os atendimentos em todos os postos de saúde do município não devem ter somado 48.275 em 2019.


Leite para o hospital

O Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra entregou 108 litros de leite longa vida ao Hospital Santa Rosa de Lima. O produto foi adquirido com recursos próprios do Fundo, a partir de vendas no Bazar Permanente que funciona na sede da entidade. 


Visitas suspensas

As visitas aos pacientes internados nos leitos de enfermarias, particulares e convênios, incluindo os apartamentos do Hospital Santa Rosa de Lima, estão suspensas desde 14 de janeiro de 2021, data da assinatura da Portaria Nº 04/2021. A medida foi tomada em especial devido ao aumento de casos de infecção por covid-19 no município e das internações nos hospitais.


Médicos e acompanhantes

A portaria garante o acesso aos médicos pelos familiares dos pacientes para esclarecimentos de dúvidas e informações a respeito do quadro clínico dos internados. Fica, no entanto, proibida a troca de acompanhantes de pacientes diagnosticados ou com suspeita de covid-19 em qualquer tipo de leito. O acompanhante que der entrada na internação deve permanecer até a alta.


Partos solitários 

Está vedada a presença de acompanhantes nos partos normais realizados pelo SUS. Nos casos de cesáreas pelo SUS, o acompanhante tem autorização para ficar apenas as primeiras 24 horas. Nos casos de partos normais ou cesáreas por meio de convênios ou particulares fica autorizado um único acompanhante até a alta para cumprimento de normas contratuais.


Casos legais

Os casos de necessidade de acompanhantes legais nas internações clínicas na enfermaria, particular, convênio ou pacotes serão permitidos, mas as trocas só ocorrerão às 8 horas ou às 20 horas.


Triste janeiro

O primeiro mês de 2021 tem sido de extrema tristeza para os serranos, que viram a pandemia de covid-19 atingir nível alarmante na cidade. Do dia 1º até sexta-feira, 29, 347 pessoas haviam contraído a doença na cidade - o correspondente a cerca de um terço do total de infectados desde o início da pandemia. As mortes em janeiro - 9 de um total de 15 -, correspondem a 60% do total. É uma situação de quase descontrole.


Quando tudo começou

É evidente que as festas de fim de ano, com as devidas aglomerações, são a principal causa da explosão do número de casos de covid-19 na cidade. Mas não a única. Some-se a isso a quase inexistente fiscalização para o cumprimento das normas sanitárias, o desprezo de parte da população pelas medidas mais elementares de proteção, como usar máscaras e higienizar constantemente as mãos, e a invasão de turistas nos fins de semana e feriados. O período em que Serra Negra esteve na Fase Verde do Plano SP foi outro fator preponderante para reavivar a pandemia: muitos pensaram que o perigo havia passado e descuidaram completamente dos cuidados para evitar a contaminação.


Fase Vermelha

Fiscais da Vigilância Sanitária percorreram o comércio, pesqueiros e outros locais que podem causar aglomerações neste primeiro sábado, 30, de Fase Vermelha. Alguns estabelecimentos chegaram a receber notificações por estarem funcionando com as portas abertas. A ação de fiscalização, no entanto, não foi suficiente para evitar abusos. O Viva! Serra Negra recebeu reclamações e denúncias de serranos.


Chácaras e hotéis

Entre as denúncias, os serranos informam que há chácaras alugadas para eventos, o que é proibido pelo decreto municipal relativo a esta Fase Vermelha. Uma delas, segundo a denúncia, no bairro do Arapongas, já foi alvo de Boletim de Ocorrência de vizinhos. O Viva! Serra Negra recebeu reclamação de serranos em relação ao funcionamento de restaurantes de hotéis em sistema de self service para não hóspedes. Alguns chegam a anunciar o serviço em suas redes sociais. As denúncias e reclamações foram encaminhadas à assessoria de imprensa da Prefeitura.


Cadastro para vacina

O secretário de Saúde do município, Ricardo Minosso, está pedindo para quem fizer parte do grupo prioritário para a vacinação contra o covid-19 - neste momento, profissionais de saúde -, que preencham o cadastro do governo do Estado (vacinaja.sp.gov.br). Segundo ele, isso ajuda a tornar mais ágil o processo de vacinação. Depois de vacinados os profissionais de saúde da rede pública, será a vez dos da rede particular que residem em Serra Negra. Eles deverão comprovar o exercício profissional na área da saúde e apresentar Carteira de Trabalho, vinculando o profissional a algum estabelecimento de saúde com CNPJ em Serra Negra. No caso de autônomos, é preciso o comprovante de registro de conselho de classe e comprovante de residência atualizado, além da documentação pessoal, sendo o CPF obrigatório.


“Ô Cride, fala pra mãe….” 

Um dos maiores humoristas brasileiros, Ronald Golias (1929-2005), faz parte da história de Serra Negra, tanto que mereceu ser homenageado com uma estátua de tamanho real, sentado num banco da praça da prefeitura. Os turistas adoram tirar fotos ao lado da estátua. Golias era figurinha carimbada na cidade, adorava vir para Serra Negra, fez bons amigos por aqui e criou laços que permanecem até hoje. Virou uma lenda. Mas infelizmente ninguém se deu ao trabalho de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre a ligação entre o artista e a cidade. Um resumo dessa história poderia ser colocado ao lado de sua estátua para que todos se informassem sobre o amor que Golias sentia por Serra Negra. Fica a sugestão.


Mais segurança

O prefeito Elmir Chedid se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, João Camilo Pires de Campos. Pediu a ele para aumentar o contingente das polícias civil e militar na cidade, prioridade na imunização dos profissionais das forças de segurança e a doação de 32 pistolas calibre .40, que não estão sendo mais utilizadas pela Polícia Militar, para a Guarda Civil Municipal. Chedid informou ao secretário que o município, por ser turístico, tem um fluxo grande de pessoas nos fins de semana, férias e feriados, "o que torna necessário oferecer segurança preventiva e de prontidão para nossos turistas e munícipes”.



Reflorestamento

A área no entorno do Parque Adib João Dib, a Represa Santa Lídia, no Bairro das Posses, recebeu 220 mudas de árvores nativas da flora brasileira. Durante três dias, trabalhadores do Programa Frente de Trabalho, plantaram mudas que estavam no viveiro municipal recentemente reativado. Entre as espécies estão aroeira, figueira, jerivá, pata-de-vaca, babosa, cibipiruna, timbori, lixa, achachairu, leiteiro, pau-jangada, capororoca, capitão-do-mato e araucária. O secretário municipal de Agricultura, Divaldo De Santi, disse que está buscando apoio da CPFL para obter mais mudas, com a finalidade de fazer o reflorestamento de trecho do Morro do Fonseca.


Comentários