//PANDEMIA// Aumento de casos de covid-19 na cidade preocupa autoridades



A secretária interina de Saúde de Serra Negra, Carolina Noronha Petronilho, admitiu ao Viva! Serra Negra que há um recrudescimento da pandemia de covid-19 na cidade e pediu aos serranos que evitem sair de casa desnecessariamente. Ela informou que a secretaria pode adotar medidas mais rígidas para evitar a disseminação da doença, caso a população não colabore. 

 Carolina preferiu não usar o termo explosão de casos, mas reconheceu que o município apresenta a mesma tendência de aumento de casos registrada no Estado de São Paulo e admitida pelo governador João Doria (PSDB), na segunda-feira 1º de dezembro, um dia depois das eleições.

“Talvez explosão seja um termo muito forte neste momento. Infelizmente, há, sim, um aumento significativo de casos, mas uma situação que tem acontecido em todo o Estado e não somente em Serra Negra”, afirmou.

Carolina informou que responde pela Secretaria de Saúde na ausência da titular do cargo, Teresa Cristina Fernandes, que está de férias desde 1º de dezembro e retorna no dia 16.

Em apenas três dias, 18 novos casos de covid-19 foram registrados em Serra Negra. O número de casos confirmados saltou de 387 em 30 de novembro para 405 na quinta-feira, 3 de dezembro. Três pacientes diagnosticados com covid-19 estão hospitalizados, dois dos quais em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Estamos atentos aos números e procurando seguir, por ora, as orientações do governo do Estado e de reuniões com o DRS [Departamento Regional de Saúde] VII”, afirmou a secretária interina. Carolina pediu aos serranos que evitem, ao máximo, sair de casa e que adotem todas as recomendações de segurança.

“Pedimos, por gentileza, que a população procure evitar ao máximo sair de casa, somente se muito necessário, e siga todas as recomendações, como distanciamento social, higienização constante das mãos com água e sabão e utilização de álcool gel e, claro, a máscara, que tem uso obrigatório”, afirmou.

A secretária interina informou que antes de sair de férias Teresa Cristina Fernandes já previa um retrocesso no Plano SP para a fase amarela no Estado e no município. Baseada nessa perspectiva, Teresa Cristina se reuniu com lideranças das vigilâncias e integrantes do gabinete da prefeitura para definir ações dirigidas à população para reforçar a mensagem de prevenção.

Carolina informou ainda que as secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Esportes e Lazer e Serviços Municipais planejam ações, em parceria com a Secretaria de Saúde, para orientar os servidores municipais e a população sobre os cuidados necessários para este momento de aumento de casos de covid-19 no município.

Ela não descartou a possibilidade de tomar medidas mais drásticas, sem citar quais, caso a população não siga as recomendações preventivas. “Contamos com a colaboração de todos para que medidas mais drásticas não tenham que ser tomadas novamente”, afirmou.

Comentários