//OPINIÃO// Duas dezenas de ideias para a Serra Negra pós-pandemia


Carlos Motta

Meses atrás escrevi um artigo com algumas sugestões para a Serra Negra pós-pandemia se recuperar economicamente com mais velocidade. 

Acredito que se adotadas, essas medidas trariam um ganho enorme para a cidade, tanto em marketing, publicidade, ou algo do gênero, como em melhorias para a população e visitantes. 

A maioria dessas ações a prefeitura e os empresários poderiam concretizar facilmente, pois são de baixo investimento, nada que um município com um Orçamento de R$ 100 milhões anuais não possa fazer.

Basta ter vontade - e aí, a gente sabe, é que tudo se complica...

De qualquer forma, trago aqui novamente a lista das sugestões, com alguns acréscimos. 

Pode ser que alguns a achem anedótica e trivial e outros como algo simplesmente inexequível.

Posso apenas dizer que ela é resultado de observações que fiz nos seis anos e alguns meses em que moro na cidade.

Espero que esse amontoado de ideias seja de alguma utilidade.

Vamos lá; 

*A prefeitura deveria criar o mais rapidamente possível um grupo de trabalho para discutir as soluções para a pós-pandemia. Esse comitê reuniria um amplo espectro da sociedade: técnicos, empresários, trabalhadores, artistas, professores etc. E teria prazo curto para concluir os trabalhos. 

* O slogan "Cidade Saúde" tem de voltar a ser usado para que todo o Brasil relacione Serra Negra ao bem-estar físico e mental. Nestes tempos de pandemia, vale lembrar, saúde é o que todos buscam.

* É imprescindível criar uma campanha publicitária de âmbito nacional para atrair visitantes, destacando a natureza, as águas minerais, o balneário, a segurança, a variedade de compras, a culinária local - a saúde, enfim, em todos os seus aspectos.

* O comércio deveria oferecer brindes aos visitantes, como água mineral e outras bebidas locais, lembrancinhas, doces...

* A Praça João Zelante deveria se transformar numa verdadeira praça de alimentação, com o funcionamento permanente de barracas de comidas e bebidas, nos moldes da festa italiana, por exemplo.

* A Rua Cel. Pedro Penteado viraria um verdadeiro shopping center ao ar livre, com toldos e letreiros das lojas padronizados, banheiros à disposição do público, brinquedos para crianças e quiosques de comidas e bebidas nos fins de semana e feriados, quando a via seria fechada ao trânsito de veículos.

* Os comerciantes locais deveriam criar um grande portal de vendas online, dividido em seções: vestuário, calçados, artesanato, alimentos e bebidas, hospedagem, passeios... 

* Hotéis e pousadas se uniriam para promover descontos e oferecer pacotes incluindo passeios pelas rotas turísticas locais, visitas a cidades da região e outras atrações.

* Bares e restaurantes promoveriam festivais de culinária regional, com preços promocionais e pratos exclusivos. Poderia ser feito um concurso popular para escolher as melhores receitas.

* Pequenos palcos seriam montados em vários locais do Centro para apresentação de músicos locais.

* O Centro de Convenções tem de ser ocupado, oferecendo atrações no mínimo semanais, com espetáculos de música, peças de teatro, tanto na parte interna quanto na externa. O local pode ser o grande polo cultural da região do Circuito das Águas Paulista.

* A mão de obra local seria treinada para atender mais profissionalmente o turista. 

* Um posto de informações aos turistas seria instalado no centro da cidade.

* O grave problema da falta de estacionamento para visitantes se resolveria com a criação de um bolsão na entrada da cidade para veículos de passeio e ônibus. No Centro, guardinhas e oytras pessoas credenciadas pela prefeitura ajudariam os motoristas a achar vagas para estacionar.

* Os serranos seriam estimulados, por uma campanha publicitária, a comprar no comércio local. 

* Já os comerciantes aproveitariam para fazer promoções.

* O horário do comércio seria alterado para atender, pelo menos nos fins de semana e feriados, os turistas à noite.

* O antigo Grande Hotel Serra Negra, cujo imóvel foi reincorporado à prefeitura, seria transformado num hotel-escola, com cursos profissionalizantes na área da hotelaria e turismo.

* A Feira de Artesanato seria permanente, todos os dias da semana.

* Seriam criadas trilhas de trekking e bicicross na área rural.

* A represa Santa Lídia e a Barragem seriam transformados em parques de lazer de verdade, com bares e restaurantes, trilhas para caminhadas, quiosques para piqueniques, barcos e pedalinhos, áreas de descanso, playgrounds...

* Seria criado um parque ecológico na Mata do Fróes.

Comentários