//PANDEMIA// Casos suspeitos de covid-19 crescem 233% em um dia na cidade


Em um dia, de quinta-feira, 14 de maio, para esta sexta-feira, 15 de maio, subiram de 3 para 10 os casos suspeitos de covid-19 em Serra Negra, segundo informe da Secretaria de Saúde do município - um aumento de 233%. Os casos constatados continuam em número de 4. E foram descartados 26 casos, num total de 40 notificações.

Na região do Circuito das Águas Paulista, o município mais atingido pelo covid-19 é Jaguariúna, que tem 30 casos confirmados e 17 suspeitos.

 Amparo vem em segundo lugar, com 22 casos confirmados, 3 suspeitos e 1 óbito. 

Holambra tem 11 casos confirmados; Pedreira tem 8 casos confirmados e 6 suspeitos; Socorro, 7 casos confirmados e 2 suspeitos; Águas de Lindoia, 5 casos confirmados, 1 suspeito e 1 óbito; e Lindoia, 1 caso confirmado.

Monte Alegre do Sul não registrou ainda nenhum caso de covid-19.


A partir de segunda-feira, 18 de maio, o governo paulista vai começar a testar as pessoas com sintomas leves de coronavírus com o exame RT-PCR, que identifica o material genético do vírus. Até então, somente as pessoas internadas no Estado ou profissionais de saúde eram testados. Essa nova testagem faz parte da segunda etapa prevista pelo governo paulista para aumentar o número de testes em todo o Estado.  Os municípios paulistas vão receber as normas técnicas para aplicação dos testes de RT-PCR a partir de segunda-feira.

Segundo o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, o Estado já totalizou 70 mil testes para diagnóstico de coronavírus. São Paulo tem 58.247 casos confirmados de coronavírus, com 4.501 óbitos. O aumento do número de casos confirmados registrado nas últimas 24 horas no Estado foi de 3.961, um total de 7% a mais em relação ao dia anterior. “Foi o maior incremento no número de casos que tivemos até então”, falou Germann.

São Paulo tem ainda 3.904 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) e 6.205 em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado está em 68,8%, enquanto na Grande São Paulo é 84,4%.

O governador João Doria (PSDB), voltou a dizer que tem um protocolo já preparado de "lockdown" no Estado, para ser aplicado caso seja necessário. “O protocolo existe, está pronto. Mas neste momento ele não será aplicado. Se houver necessidade, aplicaremos”, afirmou.




Comentários