//FALA, CIDADÃO!// A prefeitura vai cuidar bem da Mata do Fróes?


Marcelo de Souza

Eu não considero ideal a forma de como a cidade cuida de suas ruas e estradas de terra, de seus espaços verdes, praças e parques, de suas fontes, de seu meio ambiente de modo geral e, recebo essa notícia da aquisição de uma área verde no Centro com uma certa preocupação e com muita desconfiança. 

Se cuidarem da Mata do Froes como cuidaram ao longo de anos do Parque Fonte São Luís, do Alto da Serra e da área do Gurupiá, onde dizem que muitas árvores foram cortadas, talvez o local deixe de ser realmente protegido para começar a ser lentamente degradado. Vale lembrar que o Alto da Serra parecia não existir para a Prefeitura e, só após um trabalho do pessoal do voo livre, agora começa a chamar e receber atenção. 

Temo também que, por trás dessa boa intenção de se criar uma área para fins de educação ambiental, de pesquisas científicas, banco de sementes e viveiros de mudas, exista a ideia de se implantar barramentos ao longo do córrego que corta a mata para a retenção de águas pluviais de modo a minimizar as ocorrências de enchentes na região central da cidade. Isso obrigaria o corte de árvores.

A cidade parece não proteger adequadamente os solos das suas ruas e estradas de terra, nas obras de terraplenagem e de loteamentos. Não é difícil ver erosões generalizadas nos períodos de chuvas e volume significativo de solo carreado que acaba sendo depositado nas drenagens artificiais e naturais. Se implantados esses lagos para o retardo das vazões das chuvas intensas, é provável que, em pouco tempo, estejam assoreados. 

Outras dúvidas que surgem: 

- Quantas árvores da Mata do Fróes serão derrubadas para implantar esse projeto?
 - Onde podemos visualizar este projeto? 

- Quanto ao viveiro de mudas, já não existe um viveiro de mudas no Parque Represa?

- Se precisamos de uma área para educação ambiental, pesquisa, banco de sementes e viveiro de mudas, não seria mais efetivo usar a área do Parque Fonte São Luís que já se encontra ocupada e cercado por moradores? 

- Para manter esse pulmão verde, a prefeitura precisava fazer esse negócio? Afinal, se é uma Área de Proteção Ambiental (APA), não bastava protegê-la com fiscalização efetiva? 

E assim vamos caminhando rumo ao futuro, talvez ainda mais incerto. 

Falei da área do Gurupiá e me lembrei do pronunciamento do Deputado Ricardo Izar Junior na Câmara Federal na época deste desmatamento. 

Abaixo transcrevo um trecho: 

“Caros(as) Amigos(as), Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, volto a esta tribuna para lamentar o ocorrido recentemente no município de Serra Negra, Estado de São Paulo. Há menos de um mês, o prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi autorizou o corte de aproximadamente 100 árvores exóticas e centenárias, como pinos e figueiras, sob o pretexto do progresso a todo custo, numa demonstração clara de irresponsabilidade e descaso. Apesar de o terreno ser particular e estar, segundo os seus proprietários, fora da área de preservação permanente, os prejuízos são muito grandes para a população e, sobretudo, para o meio ambiente. A área abriga sete importantes nascentes que poderão ficar seriamente afetas, pois sem as raízes das árvores, a água da chuva não será absorvida, reduzindo drasticamente o nível do lençol freático. Por mais absurdo que possa parecer, Serra Negra é conhecida como a cidade das águas e da saúde. Novamente o homem privilegia o capitalismo em detrimento do meio ambiente. Um passivo que dificilmente será pago, pois a natureza leva anos para se recompor o que os gananciosos destroem em minutos. Não tenho dúvidas que o ocorrido em Serra Negra comprometerá esse belo título. O local será destinado para a construção de um loteamento e um centro de convenções. O frescor da mata dará lugar ao calor do concreto. A dúvida da população agora é apenas uma: quem ganha com a degradação? O povo, logicamente é que não é. Quais os verdadeiros interesses? Somente a prefeitura poderá responder a tantas dúvidas. Os serra-negrenses foram saqueados. O mais doloroso é que a prefeitura tenta..."

 O pronunciamento na integra pode ser lido em http://panchovilla-serranegra.blogspot.com/2012/02/bosque-do-gurupia.html

Comentários