//CIDADANIA// Festa da Consciência Negra teve música, dança, capoeira...

Segundo organizadores, evento reuniu cerca de 200 pessoas

Salete Silva

A música, a dança, a moda e a arte afro-brasileiras deram o tom da comemoração da Consciência Negra promovida pelo Coletivo da Montanha neste sábado à noite, 23 de novembro, na Praça Sesquicentenário.

Essa é a primeira iniciativa de comemoração pública da Consciência Negra realizada na cidade. O Sarau Orgulho e Identidade mostrou de um pouco de tudo da cultura afrodescendente.


Turbantes
Na programação, música, poesia, dança, capoeira, maculelê, samba de roda e rap marcaram a noite de comemoração.

Quem passou por lá teve a oportunidade de experimentar os turbantes, símbolo de cultura e beleza negra e repleto de significados. 

Segundo a organização, o evento reuniu cerca de 200 pessoas.


Apresentação de capoeira
Para o capoeirista Adriano Aparecido da Luz, o instrutor Coringa, do grupo de Capoeira Raça e Fundamento de Serra Negra, o evento pioneiro é uma manifestação importante da população serrana contra o racismo.

Aos 36 anos, Adriano conta que ao longo da vida enfrentou difíceis momentos de racismo em especial na infância e adolescência. “Batia uma tristeza, mas a gente encontrava nessas ocasiões um motivo para continuar e resistir”, relata.

O racismo e o preconceito, ele relata, existem em Serra Negra como em todo o país. Ele lembra que cansou de ouvir frases como “serviço de negro”, “raça que não presta”, “cor de saco de cachorro”.

Dos 65 alunos que frequentam o grupo de capoeira, ele calcula, entre 15 e 20 são negros. “Isso sem falar dos que têm de alguma forma a raça negra na sua árvore genealógica”, ressalta. Para ele, o Sarau Orgulho e Identidade pode ser um marco na cidade. “Pode ser o primeiro de muitos”, conclui.


            

Comentários

  1. Foi muito bom ter participado desse evento, foi lindo, parabéns a todos os participantes, espero que seja o primeiro de muitos que ainda virão...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.