//POLÍTICA// Vereadoras serranas criam frente parlamentar dos direitos da mulher

Anna Beatriz e Viviani: canal de diálogo com as mulheres de Serra Negra


A bancada feminina da Câmara Municipal de Serra Negra lançou, na sessão de segunda-feira, 7 de março, a Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, para constituir políticas públicas de defesa da mulher e em especial ouvir as reivindicações e propostas das cidadãs serranas.

“Estamos nos unindo para construir um canal de diálogo com as mulheres da cidade e divulgar as necessidades da cidadã serrana”, disse a vereadora Anna Beatriz Scachetti (PSD).

A vereadora Ana Barbara Regiani Magaldi (DEM) explicou que o objetivo é criar uma série de ações na Câmara Municipal, como audiências públicas, e usar as redes sociais do município para discutir as questões femininas da cidade, além de levantar os principais problemas das mulheres.

A vereadora Viviani Carraro (Avante) adiantou que uma das primeiras iniciativas será a realização de uma enquete para saber quais são os principais problemas que afligem a mulher serrana e as principais reivindicações.

O levantamento servirá também para detectar possíveis falhas da administração municipal no atendimento e serviços oferecidos direta e indiretamente às mulheres, em especial na área da saúde, como oferta de pediatras nos postos de saúde e atendimento ginecológico, entre outros na área médica.

Essa será uma oportunidade também para finalmente ser ativada a Tribuna Livre da Câmara Municipal, criada há 33 anos por meio de lei municipal baseada no projeto do ex-vereador Vladimir Kapor. Desde então, praticamente ela não foi utilizada.

As vereadoras de diferentes grupos políticos da cidade esperam contar com o apoio de seus pares na Câmara Municipal, em especial do presidente, César Augusto Borboni, o Ney, para colocar todas essas ações em prática, incluindo a ativação da Tribuna livre.

O presidente da Câmara não só apoiou na iniciativa da criação da Frente Parlamentar, como se colocou à disposição para contribuir com o trabalho das vereadoras.

Mamãe falei 

Na sessão de segunda-feira, a Câmara aprovou também uma moção de repúdio às declarações do deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, que em áudios vazados nas redes sociais disse, entre outras frases ofensivas às mulheres que “as ucranianas são fáceis porque são pobres”.

Arthur do Val foi um dos candidatos mais votados no Estado em 2018 para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo DEM. Em Serra Negra, foi o sexto deputado mais votado com 239 votos. Ele foi expulso do partido por criticar o governador João Dória (PSDB). 




Comentários