//NOTAS SERRANAS// Tarcísio diz a vereadora que não instalará o "free flow" na região. Será?


A vereadora Anna Beatriz Scachetti (Republicanos) compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que não pretende instalar nos municípios do Circuito das Águas Paulista o free flow, sistema de cobrança eletrônica de pedágio, que coleta a taxa de uso de forma automática. O governador disse à vereadora, em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, que estaria atendendo aos pedidos dos moradores da região que se mobilizaram contra a instalação dos pedágios. “Não vamos fazer, não vai ter nada, pode ficar tranquila”, afirmou o governador.

Desconfiança

A declaração do governador de que recuou na decisão de instalar pedágios no Circuito das Águas foi recebida com desconfiança por integrantes do grupo de mobilização de moradores da região contra a instalação do sistema free flow. Alguns participantes cobram ainda do governador uma informação documentada de que voltou atrás de forma oficial. “Não acredito em palavras de políticos. Se não sai em edital eu não confio”, disse uma das integrantes do grupo. A declaração do governador, na opinião de outro participante, não traz nenhuma novidade, uma vez que o edital não prevê a instalação de pedágios no Circuito das Águas este ano. No edital, informa esse ativista antipedágio, há alterações que evidenciam que o Circuito das Águas Paulista não será concedido à inciativa privada antes das eleições de 2026

Sem investimentos

Um dos integrantes do grupo contra os pedágios cobrou os vereadores participantes do “Movimento Sem Pedágios – Apartidário” informações sobre quando serão feitas melhorias e adequações nas estradas do Circuito das Águas. A esse questionamento, a vereadora Anna Beatriz informou que sem a instalação dos pedágios as melhorias não deverão ser executadas. As obras só estão previstas para as regiões em que os pedágios serão instalados. 

Boca a boca

A informação de que Tarcísio de Freitas teria excluído o Circuito das Águas do projeto de instalação de pedágios nas rodovias paulistas até agora não passou da informalidade. Os prefeitos Elmir Chedid (União Brasil), de Serra Negra, e Carlos Alberto (MDB), de Amparo, há alguns meses vazaram uma conversa com o governador durante uma reunião de prefeitos. Nessa conversa, o governador teria dito que a instalação de pedágios estaria suspensa na região. A assessoria de imprensa da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pela instalação dos pedágios, não confirma a informação. Reportagens publicadas até agora sobre as regiões por diversos veículos de comunicação sobre as áreas que foram excluídas de pedágio pelo governador não incluem o Circuito das Águas Paulista. 

--------------------

Recursos para saúde

A declaração do governador Tarcísio de Freitas à vereadora Anna Beatriz Scachetti (Republicanos) foi feita durante evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, do qual participou também o vice-prefeito Rodrigo Demattê (União Brasil). Na ocasião, foi anunciado o repasse de R$ 380 milhões em recursos para a área da saúde dos 645 municípios paulistas. Não há ainda informações sobre quanto deverá ser repassado para Serra Negra nem para quais áreas da saúde serão destinados os recursos.

----------------------

Mais emprego


Neste ano, de janeiro a setembro, o mercado de trabalho formal em Serra Negra registrou um saldo (contratações menos demissões) de 262 pessoas, o maior desde 2022 para o mesmo período, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em 2024, o saldo foi de 196 pessoas; em 2023, de 185; e em 2022, de 240. O total de trabalhadores com carteira assinada é de 7.176 em 2025, também o maior desde 2022.

Em quinto lugar

Serra Negra fica na quinta colocação entre as nove cidades do Circuito das Águas Paulista no que se refere ao saldo entre admissões e desligamentos de trabalhadores em 2025. Em primeiro lugar está Pedreira (590), seguida por Jaguariúna (503), Holambra (429) e Socorro (281). Abaixo de Serra Negra estão Monte Alegre do Sul (178), Águas de Lindoia (149), Amparo (113) e Lindoia (39). No ano, o Estado de São Paulo tem saldo positivo de 485.726 contratações em 2025, e o Brasil, 1.716.600.

----------------------

Ônibus de graça. Em Bragança



O prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, anunciou que uma empresa está fazendo estudos sobre o transporte público para mais uma etapa da Tarifa Zero em seu município. Por enquanto, as catracas dos ônibus são liberadas aos domingos e, nos dias de semana, em apenas uma linha. Segundo ele, a intenção é iniciar em janeiro de 2026 mais uma fase do programa. Já o prefeito de Serra Negra, seu irmão gêmeo Elmir Chedid, permanece mudo sobre se pretende adotar a Tarifa Zero, em algum momento, na cidade. A concessionária de ônibus urbano em Bragança Paulista é a JTP Transportes, que atua com o nome de COM Bragança Paulista. Em Serra Negra, a concessionária é a Expresso Fênix, da família Chedid, a mesma dos gêmeos prefeitos.

Comentários