//NOTAS SERRANAS// Conselho Municipal de Turismo vive às moscas



O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Serra Negra realizou no dia 16 de outubro mais uma reunião esvaziada, com a participação de apenas três conselheiros do órgão, além de seu presidente Gerson Cordeiro. Nem o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Juliano Belini, estava presente à reunião.

Auto Tour

Além dos três conselheiros, a reunião do Comtur contou com a participação de dois jovens empresários do setor hoteleiro, que devem em breve reabrir as portas do Hotel Auto Tour em Serra Negra, localizado na Rodovia SP-360 (Serra Negra / Lindóia), km 157. Eles estão fazendo prospecção de mercado para conhecer o real potencial de negócios turísticos e hoteleiro da região.

Filiação negada

Os jovens empresários tentaram se filiar à Associação de Hotéis, Restaurantes e Similares de Serra Negra, a Ashores, para melhor se integrar ao setor, mas não obtiveram autorização da entidade. Mesmo com o CNPJ da empresa legalmente formalizado e registrado na Receita Federal, foram informados de que a filiação só é permitida aos estabelecimentos em funcionamento.

Órgão inoperante

O Comtur praticamente paralisou suas atividades ao longo de 2025. Os conselheiros se reuniram este ano apenas duas vezes. No primeiro semestre, a única reunião foi realizada às pressas em fevereiro para não perder um repasse de recursos para a área de turismo do município pelo governo estadual. Apesar de seu estatuto estabelecer reuniões mensais, o órgão não tem atingido o quórum necessário para as reuniões. Em junho, o presidente do Comtur, Gerson Cordeiro, tentou reunir os conselheiros, mas cancelou o encontro devido à falta de quórum.

Desinteresse geral

Uma das explicações de Gerson Cordeiro para o esvaziamento do órgão é o desinteresse do próprio setor turístico do município. Desde que assumiu o cargo, no início de 2024, Cordeiro enfrentou dificuldades para estimular o engajamento e participação dos conselheiros. Em fevereiro de 2024, ele teve de cancelar sua primeira reunião como presidente após a posse do cargo por falta de quórum. Este ano, Cordeiro disse que a situação se agravou por problemas pessoais e familiares que dificultaram também sua atuação no comando do Comtur.

Novas eleições

O Comtur terá de ser renovado em fevereiro, conforme estabelece o estatuto, por meio de novas eleições, que deverão ser convocadas até o fim deste ano. A expectativa de Cordeiro é que apareçam interessados em contribuir com o turismo da cidade, como os dois jovens hoteleiros que participaram da última reunião. “A única saída será uma renovação geral dos cargos”, afirmou. Nos últimos seis ou sete anos, as eleições praticamente reelegeram os mesmos conselheiros para os cargos com alteração apenas na mesa diretora.

Concorrência com Airbnb



O Viva! Serra Negra apurou que uma das preocupações dos hoteleiros serranos é a concorrência do Airbnb, plataforma online que a cada dia tem oferecido mais opções de quartos, apartamentos, casas e chácaras em Serra Negra como alternativa aos hotéis tradicionais. O movimento de turistas na cidade tem se mantido aquecido devido não só ao crescimento turístico no país nos últimos anos como também em virtude de opções mais acessíveis a viajantes por meio da plataforma online.

Top Destinos

Serra Negra está concorrendo ao Prêmio Top Destinos Turísticos 2025 nas categorias Turismo de Compras, Turismo Rural e Turismo de Saúde e Bem-Estar. A votação popular vai até 10 de novembro. Quem quiser votar em Serra Negra deve acessar o site https://topdestinossp.com.br/cidades/serra-negra .

Turismo em alta



Diversos indicadores econômicos revelam a expansão do turismo e dos hotéis em 2025 em todo o país. O crescimento do setor hoteleiro é decorrente em especial de investimentos em novos empreendimentos e modernização, com a adoção de novas tecnologias e a ascensão do turismo híbrido e do “day use”, que permite o uso das instalações por um período determinado durante o dia, sem a necessidade de pernoitar. É uma forma de aproveitar a estrutura de lazer, como piscina, academia e spa, ou trabalhar em um espaço confortável, como salas de reunião e coworking, durante algumas horas.

Atendimento personalizado

Seguindo essa tendência, hotéis da cidade têm sobrevivido com a personalização do atendimento, a oferta de serviços e um perfil mais voltado para o bem-estar. Essa estratégia se reflete no aumento da renda por meio do maior custo das diárias. A Receita por Quarto Disponível divulgada nos balanços financeiros da rede hoteleira revela um aumento de 14,4% no primeiro semestre de 2025, impulsionado principalmente pelo aumento da diária média, de acordo com dados do Fórum de Operadores Hoteleiros.

Turismo nacional

O movimento do turismo no Brasil tem mantido crescimento ao longo de 2025. O turismo doméstico registrou 15 meses seguidos de alta, enquanto o turismo internacional superou a meta anual estabelecida para o período. Em setembro de 2025, o país registrou um recorde de 7,09 milhões de visitantes estrangeiros entre janeiro e setembro, aumento de 45% em comparação com o ano anterior e o maior número de chegadas internacionais em um único mês de setembro da série histórica. Ações do governo Lula como o programa "Conheça o Brasil: Voando e Realiza", descontos para grupos específicos e políticas de regionalização têm contribuído para a avaliação positiva e o crescimento do setor.

----------------------------------

Varejo em marcha lenta 

O movimento no comércio tem sido flutuante. As taxas de juros elevadas pelo Banco Central atrapalham mais a venda de produtos de maior valor que dependem de financiamento, mas reduzem o poder de compra do consumidor de forma geral. O Banco Central admite que os indicadores econômicos são bons, em especial o de desemprego, que chegou às menores taxas da história do país. Mas a direção do Banco Central, que é independente e cujas decisões não dependem do governo federal, insiste em manter as taxas elevadas, ironicamente, com o argumento de que a economia vai bem, mas que a redução das taxas pode elevar o poder de compra do consumidor e pressionar a inflação. 

Comentários