Serra Negra vai ganhar um espaço de cultura e memória, com a pré-abertura, no domingo, 26 de outubro, a partir das 13h30, do Museu ReArte, recentemente reconhecido oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) e também como Ponto de Cultura pelo governo do Estado de São Paulo.
O evento de pré-abertura, segundo seu criador e curador, Henrique Vieira Filho, "mais do que uma inauguração formal, será uma 'prévia cultural', prática comum no meio artístico que permite ao público vivenciar, em primeira mão, o nascimento do museu, enquanto sua equipe testa experiências, fluxos e interações que farão parte das visitas oficiais".
Na ocasião, haverá homenagem à vida e da obra de Ary Vieira, artista, desenhista de nanquim e expedicionário da FEB, cuja trajetória inspira o conceito do Museu ReArte, que é transformar a memória em movimento. O acervo, composto por diários de guerra, medalhas, postais históricos da Europa e obras autorais, será o eixo da primeira exposição histórico-artística do espaço, conectando a beleza da arte à resistência da vida.
O ponto alto da programação será o ensaio aberto da peça teatral inédita “Esconde o Conde”, escrita e dirigida por Henrique Vieira Filho.
A obra, ainda em desenvolvimento, revela a inusitada história do Conde Maximiliano T. Corbiniano Basselet de La Rosée, nobre alemão que, após a derrota na Batalha de Querétaro (México), teria encontrado refúgio em Serra Negra, por volta de 1875.
O espetáculo utiliza o formato de Ensaio Aberto, convidando o público a participar ativamente do processo criativo, opinando e interagindo com o elenco. A Cia. Talento assina as coreografias inspiradas nas canções originais compostas por Henrique Vieira Filho, também autor das novas pinturas que integram a mostra visual apresentada no mesmo dia.
O Museu ReArte é uma iniciativa da Residência Artística ReArte, que acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo como Museu Vivo e Ponto de Cultura.
Localizado na Rua São Vicente de Paulo, 108, em Serra Negra, o ReArte atua como museu-território, unindo arte contemporânea, memória local e tecnologia. Seu acervo é colaborativo e dinâmico, formado por obras de artistas residentes, fotografias históricas e registros da comunidade.
Com base nos princípios da museologia social, o museu promove acessibilidade, com ênfase em audiodescrição, educação patrimonial e participação cidadã, reafirmando que o patrimônio cultural deve ser vivido como um bem comum.

Agradeço ao Viva Serra Negra , por sempre apoiar a Cultura em nossa cidade!
ResponderExcluir