Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Serra Negra (CAPS) estão sem seus passes de ônibus gratuitos desde o começo de 2025. A informação foi enviada por um paciente ao Viva! Serra Negra.
Ele informou ainda que perguntado sobre as razões da falta dos passes de ônibus, uma assistente social do CAPS informou que a prefeitura não tem fornecido os bilhetes.
O Viva! Serra Negra enviou um questionamento para a assessoria de imprensa da prefeitura sobre o assunto sem obter resposta até o fechamento deste texto.
A falta de bilhetes para o transporte coletivo, o paciente explicou, sobrecarrega a motorista responsável pelo serviço de transporte.
Ele lembra ainda que o passe livre para pessoas com deficiência mental é um direito previsto em lei, conforme definido pelo Decreto nº 3.298/1999.
“O Decreto nº 3.298/1999 é a legislação que define a deficiência, sendo crucial para a obtenção do passe livre. A Lei nº 8.899/1994 é a que assegura o direito à gratuidade nas passagens para pessoas com deficiência”, explicou o paciente. A prefeitura teria de garantir o cumprimento do decreto.
Em suas redes sociais, a prefeitura informou que tem se preocupado com a saúde mental de Serra Negra e que está reformando o prédio onde funcionava a Unidade de Saúde da Família Dr. Firmino Cavenaghi para receber as novas instalações do CAPS.
A demanda por atendimentos na área de saúde mental praticamente dobrou nos últimos anos em Serra Negra. Em 2021, foram realizados 5.263 atendimentos. No ano passado, o CAPS registrou 9.524 atendimentos. Nos primeiros seis meses de 2025, foram registrados 4.993 atendimentos.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.