A vereadora Anna Beatriz Scachetti fez um apelo para que seja retomado o debate para a adoção do serviço de transporte coletivo público gratuito, conhecido como Tarifa Zero, no município. Ela informou, na sessão da Câmara Municipal do dia 25 de agosto, que esteve reunida em Brasília com o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, discutindo o tema.
Anna Beatriz relatou que levou ao secretário a resposta da prefeitura de Serra Negra a um requerimento de sua autoria que solicitava informações sobre a possibilidade de se instituir a Tarifa Zero na cidade. Segundo o Executivo, isso seria inviável no momento. O secretário argumentou que já há articulações no Congresso Nacional para que o governo federal se encarregue de parte do custeio da Tarifa Zero nos municípios.
Andia foi prefeito de Santa Bárbara D'Oeste e, de acordo com Anna Beatriz, é um entusiasta da adoção a Tarifa Zero. "Ele me disse que se fosse prefeito novamente, iria introduzi-la na cidade."
A vereadora informou ainda que o secretário sugeriu a ela várias maneiras para que os municípios financiem a gratuidade do transporte coletivo público. E salientou que a Tarifa Zero tem aumentado a arrecadação das cidades que a adotaram.
A Tarifa Zero já existe em pelo menos 145 municípios brasileiros, dos quais 45 em São Paulo. O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), entusiasta da adoção da Tarifa Zero, esteve em Serra Negra em maio de 2024 para explicar as vantagens da adoção do transporte coletivo público gratuito pelos municípios.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.