//FERNANDO PESCIOTTA// Agências desreguladas



Desde 2022, as mensalidades dos planos de saúde acumulam alta de quase 40%, índice muitas vezes maior do que a inflação ou de qualquer reajuste salarial. Um escárnio.

Os aumentos foram todos autorizados pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).

Nesta semana, outra agência, a Anatel, de telecomunicações, autorizou as empresas de telemarketing a dispensarem o prefixo 0303, que vinha sendo obrigatório para identificar chamadas indesejadas por quem não quer comprar nada.

São dois exemplos de como é urgente mudar a gestão das agências reguladoras. Embora o PT tenha a errônea fama de aparelhar esses órgãos, as agências têm uma visão pró empresas desde que foram criadas, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Seguem a lógica de mercado, segundo a qual uma empresa sem equilíbrio econômico-financeiro não consegue prestar bons serviços. Têm lá sua razão, mas há abusos flagrantes.

Essa decisão da Anatel, por exemplo, é um grande absurdo. Todo cidadão brasileiro está sendo atormentado diariamente com dezenas de ligações indesejadas.

Em vez de exigir das operadoras que disciplinem a criação de números para ligações muitas vezes criminosas, a Anatel liberou geral. É o olhar exclusivamente voltado aos interesses da empresa, ignorando a segurança do cidadão.

-------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários