//POLÍTICA// Cidade necessita de políticas públicas para os jovens, diz criadora da Semana da Juventude
Viva! Serra Negra - A programação da Semana Municipal da Juventude esteve de acordo com a sua expectativa?
Anna Beatriz Scachetti - Foi o primeiro ano da execução da minha lei. Na ocasião em que elaborei o projeto, coloquei várias pautas que sinto falta na cidade em relação à juventude e que os próprios jovens me falam, como cultura e esporte. Fiquei feliz em ver os jogos interescolares acontecendo, algo pedido há tempos pelos estudantes, as palestras informativas da Lei Maria da Penha e sobre saúde e também a programação na pista de skate. Claro, por ser a primeira vez que o projeto é executado, seria importante fazer alguns ajustes e os próprios jovens gostaram tanto da ideia que querem mais atividades nas próximas edições.
Viva! - O que a inspirou para criar o projeto?
Anna Beatriz - Sempre acreditei que faltavam políticas públicas para os jovens na nossa cidade. Essa é uma das bandeiras que eu mais levanto na Câmara Municipal e após quatro anos de mandato requerendo mais políticas públicas para a juventude, resolvi fazer a lei para que ficasse para sempre no calendário da cidade a necessidade e a obrigatoriedade de implementação dessas políticas públicas.
Viva! - Você acredita que uma semana dedicada aos jovens é suficiente para conscientizar o Poder Público e a própria comunidade sobre os desafios que a juventude serrana enfrenta?
Anna Beatriz - Acredito que isso é apenas um começo. Realizar uma semana de atividades para a juventude é algo simbólico. Mas entendo que as políticas públicas devem ser permanentes para atender toda juventude da cidade. Ressalto que é importante a prefeitura ter um setor específico para tratar a causa jovem na cidade, com dados informativos sobre os jovens para melhor direcionar as políticas públicas.
Viva! - O que falta para a juventude serrana? Quais as suas aspirações? Você tem esperança de que o Poder Público dê voz aos jovens e crie políticas públicas dedicadas a eles?
Anna Beatriz - Acredito que são importantes atividades culturais para os jovens, integração das escolas com o Poder Público, conscientização sobre saúde e incentivo à formação, emprego e mercado de trabalho. Inclusive, neste ano teremos mais uma edição da feira de profissões, uma ideia que pude repassar à prefeitura e que vem sendo executada. Acredito que os jovens da cidade precisam entender e ter acesso a todas as oportunidades que a vida pode lhes oferecer e o Poder Público tem um papel fundamental para atingir esse objetivo.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.