//CIDADE// Parque São Luiz não é mais viável como ponto turístico, diz vereador



O Parque Fonte São Luiz não é mais viável como ponto turístico de Serra Negra. Essa é a opinião do vereador Cesar Borboni, 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Para ele, o local tem de "voltar a ser do bairro", com uma "boa praça, brinquedos para as crianças, atividades", e que tenha água, "não para beber, que não dá mais".

A afirmação de Borboni foi feita na sessão da Câmara Municipal do dia 5 de maio. Ele se manifestou logo depois da apresentação de um requerimento, das vereadoras Ana Bárbara Magaldi e Anna Beatriz Scachetti, pedindo providências da prefeitura e Sabesp para resolver o problema que o Parque Fonte São Luiz enfrenta, com o esgoto correndo "a céu aberto", como destacou Ana Bárbara. 

O presidente da Mesa Diretora da Câmara, Wagner Del Buono, havia, anteriormente, apresentado um requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando ao Executivo o total de investimentos feito no parque desde 2013.

Borboni acredita que o parque só voltaria a ser um local turístico se fosse investido nele "muito dinheiro, sete, oito, dez Fontanas di Trevi", o que, para ele, não é possível. "Alguns moradores não entendem isso", disse, acrescentando que a sua opinião se baseia em estudos feitos quando ocupou o cargo de secretário de Turismo do município.

A responsabilidade da Sabesp na deterioração do parque foi lembrada pelos vereadores. Borboni disse que a empresa sabe quem são os responsáveis pela contaminação da água do local, mas não fez nada para impedir que isso ocorresse. Para ele, a única maneira de se frear a poluição é a construção de fossas assépticas nas residências que causam a contaminação. "Nem que a prefeitura pague esse trabalho", disse.

A vereadora Anna Beatriz concordou com Borboni sobre a importância de se cobrar a Sabesp para a resolução do problema de contaminação da água do local. Mas relativizou a opinião do colega de que o São Luiz não deve voltar a ser um ponto turístico da cidade. "O parque não pode ficar daquele jeito, os moradores têm de utilizar aquele espaço de uma forma adequada, com segurança, seja ele um local turístico ou um local para os moradores", disse. "Temos um parque que está ali parado e a sua situação de hoje é uma vergonha, era um local de água pura e olha só como está. A sua situação tem de ser resolvida para ontem, o São Luiz não pode ser esquecido."

Comentários