//CULTURA// Lei Aldir Blanc: prefeitura ainda não divulgou relação de projetos aprovados



A Secretaria de Cultura de Serra Negra ainda não divulgou os projetos culturais aprovados para receber recursos repassados por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para incentivo e apoio aos artistas. O governo Lula repassou para Serra Negra por meio desse programa R$ 232.829,46, em dezembro de 2024.

Os projetos foram apresentados em dezembro do ano passado por artistas e produtores culturais, que esperam desde então a divulgação pela prefeitura dos projetos contemplados pela PNAB. “Ligamos diariamente para o secretário (Juliano Belini) e desde dezembro o que ouvimos é que estão em processo de escolha e que o resultado está para sair”, afirmou um artista que prefere anonimato.

Artistas de outras cidades da região já teriam recebido os recursos e colocado seus projetos em execução. “Estamos encerrando mais um mês sem nenhuma resposta”, lamentou outro artista do município. “Todo o dia dizem que o resultado está para sair”, lamentou.

O atraso compromete a execução dos projetos. Os artistas precisam cumprir prazos e acabam perdendo outras oportunidades de trabalho porque não sabem se seus projetos serão aprovados. O início previsto para a execução dos projetos financiados pelo PNAB é março. “O governo federal já repassou essa verba para o município e quem está atrasando é Serra Negra”, disse o artista. “O mais frustrante é que não sabemos se o nosso projeto vai ser selecionado e ficamos nessa expectativa”, salientou.

O Viva! Serra Negra encaminhou questionamentos sobre o assunto para a assessoria de imprensa e para o secretário Juliano Belini, que acumula as pastas do Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Cultura.

O município segue sem um Conselho Municipal de Cultura, órgão desativado no primeiro ano da primeira gestão do atual prefeito Elmir Chedid e não retomado até agora, apesar das inúmeras promessas de sua reativação após a criação da Secretaria Municipal de Cultura em 2024.



Comentários