- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
As nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista contam com cerca de 13 mil mulheres que comandam seus próprios negócios, atuando em diversos segmentos, como beleza (cabeleireiras, manicures, pedicures e estética), alimentação, moda e varejo, entre outros, ajudando a impulsionar a economia da região. Em Serra Negra, elas somam 1.453, segundo dados do Sebrae-SP a partir do Portal do Empreendedor do governo federal.
Para Joice Oliveira, analista de negócios do Sebrae-SP e responsável pela área de empreendedorismo feminino, a força das mulheres está na determinação em transformar realidades. “Muitas empreendedoras vêm de situações de vulnerabilidade e percebem a necessidade de se reinventar para conquistar uma vida melhor”, diz. Ela acrescenta que grande parte dessas mulheres são chefes de família e sustentam seus filhos sozinhas. "Muitas vezes, iniciam seus negócios após um contratempo ou uma mudança significativa, como a necessidade de mudar de cidade, o fim de um relacionamento ou atésituações inesperadas, como a pandemia da covid-19, que impactou tantas vidas.”
Apesar do crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil, ainda há barreiras significativas a serem superadas. Segundo Joice, o medo de dar o primeiro passo é um dos maiores desafios para muitas mulheres, independentemente de sua formação ou classe social.
Além do aspecto emocional, questões estruturais, como a dificuldade de acesso a crédito e a falta de planejamento inicial, também dificultam o avanço das empreendedoras. No entanto, Joice destaca que a mudança começa pelo fortalecimento do comportamento empreendedor: "O desenvolvimento pessoal é decisivo para que os sonhos saiam do papel e se tornem realidade."
Para transformar esse cenário, é essencial promover mais espaços de discussão e dar voz às mulheres. "Precisamos de mais mulheres compartilhando suas histórias e mais fóruns sobre o tema dentro de escolas e faculdades", enfatiza Joice. Essas iniciativas não só fortalecem o empreendedorismo feminino, mas também impulsionam o desenvolvimento econômico e social do país.
A analista já conheceu muitas histórias inspiradoras, que, segundo ela, dariam livros de tão incríveis e emocionantes que são. “As mulheres têm uma força impressionante, e cada uma delas tem um motivo muito especial para seguir em frente em busca dos seus sonhos. Esse é, sem dúvida, o maior combustível para se tornar uma empreendedora de sucesso.”
O Sebrae-SP desenvolveu um programa que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres empreendedoras ou que desejam empreender: o Sebrae Delas. Seu objetivo é impulsionar o empreendedorismo feminino, oferecendo orientação e inspiração para que as empreendedoras vendam mais, aumentem seus lucros, conquistem novos clientes e fechem contratos. "Quando uma mulher empreende, ela gera emprego e renda, movimenta a economia e encoraja outras mulheres a seguirem o mesmo caminho", ressalta Joice.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.