- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Prefeitura de Serra Negra publicou em suas redes sociais esclarecimentos sobre o funcionamento da coletiva seletiva no município. Informa que "desde meados de maio de 2023" o serviço vem sendo feito, por meio de um contrato celebrado com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra). Acrescenta que até o momento "foram mais de 91.560 toneladas de lixo reciclável recolhido no munícipio".
A publicação lista os locais onde é feita a coleta dos recicláveis, "toda quarta-feira, das 7h30 às16h: Bairro do Cristo, Cabrera, Vila Dirce, Suiza Park, Colinas dos Ypês, Alta das Palmeiras, Cecap, Bairro dos Macacos, Nova Serra Negra, Bairro das Posses, Arapongas, Belvedere do Lago, Refúgio da Serra, Estância Suíça, Jardim Gustavo, Jardim das Primaveras, Santa Maria, Jardim Yara, Campo do Sete e Casco de Ouro.
Esclarece que "todo o material coletado é direcionado para a ONG Carisma, na cidade de Amparo" e que "muitas pessoas têm aderido a essa iniciativa, o que vem ao encontro do nosso objetivo de melhorar ainda mais esse importante serviço", fazendo a seguir uma ressalva: "No entanto, ainda existem desafios a serem enfrentados, principalmente o de conscientizar as pessoas da necessidade de transformar esse resíduo gerado em cada lar, em uma logística reversa de reuso ou reutilização."
Também informa que "em todas as escolas do município há coletores específicos, em que crianças e suas famílias também entregam os resíduos recicláveis".
Moradores comentam
Leitores do Viva! Serra Negra, em mensagens à redação, apontaram problemas com o serviço de coleta seletiva de lixo na cidade.
Eis algumas das observações feitas:
"O caminhão passa todas as 4as-feira entre 9 e 11h. Coloco os reciclados que não levo no Marcondes Sucata. Perguntei na página da prefeitura onde descartar isopor e embalagens plásticas de alimentos, mas não tive resposta. Eles pegam e jogam tudo dentro do caminhão, será que depois separam?"
"Eu moro no Bairro Portal da Serra, próximo ao Flat Piemont. Já perguntei a várias pessoas do bairro, mas ninguém soube me dizer o itinerário, e muito menos o horário de coleta do caminhão."
"Descobri outro dia que passam aqui no condomínio (Estrada dos Macaquinhos 3.500) toda 4a-feira logo pela manhã cedo. Às vezes (raro) pode falhar, como no caso do último dia 5. Desconheço desde quando passam mas não faz muito tempo, não."
"Por que não é feita no São Luís?"
"Na zona rural não há coleta de recicláveis. Quem tem consciência leva tudo separado para a lixeira coletiva que fica em frente ao local onde havia aluguel de cavalos. Ali há catadores que rasgam os sacos de lixo a procura de material reciclável. O container de recolhimento de material reciclável situado ao lado do Casco de Ouro vive transbordando. O tamanho do container e as aberturas para depósito são totalmente inadequados. Na Coronel, onde há descarte de muitas caixas de papelão das lojas, apenas catadores apanham os recicláveis."
"Na Estância Santa Maria, na rua Nicolau Granziera, o caminhão passou uma vez tem mais ou menos três meses. Nesse dia informou que passaria toda quarta-eira e estou esperando até agora. Nunca mais apareceu."
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.