//SALETE SILVA// Dengue preocupa e cidade vai intensificar trabalho de prevenção



As autoridades epidemiológicas do Estado de São Paulo estão em alerta com a previsão de outra epidemia de dengue no período de chuvas, informou o secretário de Saúde, Ricardo Minosso, na reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, realizada dia 27 de novembro. 

Serra Negra registrou este ano, entre janeiro e agosto, 271 casos de dengue. O governo do Estado de São Paulo começou a mobilizar os municípios com a expectativa de que o período de chuva em 2025 possa provocar um surto ainda maior do que o deste ano. 

Apesar de uma queda da incidência da doença nos últimos meses, o Estado já registra 2 milhões de casos confirmados com o agravante de que a circulação do vírus DENV3, antes restrita a duas regiões do Estado, se expandiu para outras regiões. O Estado registrou 1.901 óbitos. 

Apesar de a tendência ser de redução do registro da doença depois do mês de maio, o Relatório de Saúde de Serra Negra demonstra que a incidência não só se mostrou constante, como cresceu um pouco. Dos 271 casos registrados, 129 foram no período de janeiro a abril e entre maio e agosto foram confirmados 142 casos. 

Os departamentos de Vigilância Sanitário e Epidemiológico tem percorrido as áreas de risco, mas deverá intensificar esse trabalho nas próximas semanas. “A equipe de prevenção percorreu casa a casa até agosto e agora deve retomar. A equipe de agentes comunitários de saúde vai percorrer pontos estratégicos, como cemitério, depósito de carros, onde começa o monitoramento. Estamos disparando as ações e solicitando providência e atualização dos planos de contingências”, afirmou o secretário.

As campanhas devem ser retomadas para orientar a população. O secretário lembrou que além dos casos, alguns dos quais graves da doença, as epidemias estrangulam os sistemas de saúde e impedem a realização de muitos procedimentos em especial os de rotina e eletivos. 

Baixa adesão à vacina

A vacina contra dengue no país já está disponível para a população da faixa etária entre dez e 14 anos, com maior número de hospitalização, nos municípios com mais de 100 mil habitantes ou com alto índice de transmissão da doença. Serra Negra não foi incluída no programa de vacinação. Jaguariúna, Holambra, Pedreira, Socorro e Bragança Paulista são as cidades que já receberam doses da vacina.

O secretário Ricardo Minosso salientou que ainda há baixa adesão à vacina. Desde a pandemia, devido à disseminação de fake news, houve um declínio da vacinação no país. Serra Negra vem retomando esses índices nos últimos meses, a exemplo do que vem ocorrendo no país de forma geral, depois da intensificação das campanhas de vacinação em todo o território nacional pelo governo Lula.

-------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra


Comentários