//POLÍTICA// Câmara Municipal de Amparo cria Escola do Parlamento


 

A Câmara Municipal de Amparo, acompanhando uma tendência mundial de aproximar o Legislativo da comunidade, vai inaugurar sua Escola do Parlamento no dia 15 de maio. “A sociedade precisa entender, independente de paixões partidárias, que há muito para aprender e trocar com o Poder Legislativo", disse a vereadora Alice Veríssimo (União), autora do projeto que cria a escola.

Instituída em 9 de outubro de 2023, por meio da Resolução 484/2023, a Escola do Parlamento da Câmara de Amparo tem o propósito de valorizar e aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos pelo Legislativo amparense, oferecendo capacitação e aproximando o cidadão das atividades parlamentares e administrativas do setor público, em especial, a classe estudantil.

Ela é estruturada com um projeto político-pedagógico e vai oferecer aos parlamentares, servidores da Câmara Municipal e sociedade civil em geral cursos e treinamentos, desenvolver ações sobre a história e memória política do município de Amparo, praticar trabalhos de educação para a cidadania, planejar e organizar eventos sobre temas de repercussão na sociedade que contribuam para a educação política e aprimoramento da prática legislativa e tantas outras atividades que poderão ser acompanhadas por toda a comunidade. 

“Queremos fortalecer nosso trabalho junto com as escolas locais, oferecendo a parceria e contribuindo para a formação cidadã de nossos munícipes”, disse a vereadora Sílvia Forato (PT), que também integra a Coordenação da Escola do Parlamento.

Para a inauguração, dia 15, às 19 horas, no Plenário da Câmara, foram convidados a diretora da Escola do Parlamento de Poços de Caldas, Taís Ferreira, e o especialista em Planejamento Estratégico Eleitoral e Comunicação Política, Gilmar Arruda.

Tais abordará a importância de um município ter a Escola do Parlamento e apresentará alguns projetos de sucesso em sua jornada. Já Gilmar trará os desafios da comunicação política na eleição municipal, considerando a proximidade com as eleições de 2024 e a construção da imagem e reputação dos candidatos.

Alice informa que no Brasil há mais de 300 escolas criadas. “E elas são acompanhadas pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Nós, de Amparo, estamos associados e teremos muitos projetos a oferecer. Contamos com a participação de todos”, disse.

A Escola do Parlamento da Câmara de Amparo também atua e trabalha buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, orientados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pois é uma preocupação que qualquer ação de políticas públicas deve ter. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. São um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.




 

Comentários

  1. Parabéns Amparo! Serra Negra precisa aprender com esse exemplo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.