//SAÚDE// Serranos tomam poucas vacinas, indicam dados oficiais



Levantamento da prefeitura sobre a cobertura vacinal em Serra Negra em 2023 revela o desconhecimento da população sobre a importância da imunização de diversas doenças por meio das vacinas. Embora o documento não informe a variação do número de doses aplicadas no ano passado em relação aos anos anteriores, alguns dados podem indicar que a demanda por vacina pode estar abaixo do número de pessoas que precisam ser imunizadas.

Foram vacinadas 286 crianças com a primeira dose da Tríplice Viral SDR (sarampo, caxumba e rubéola) em bebês de 12 meses, e 77 com a segunda dose da vacina. Apenas 149 doses da meningocócica C, que previne a meningite, foram aplicadas em pessoas com mais de 15 anos. Apenas 66 serranos foram imunizados com a quarta dose de reforço da covid-19. 

Os dados informados sobre a vacinação contra HPV, vírus responsável por 70% dos casos de câncer de útero e também por causar câncer de pênis e garganta,  aplicada em pré-adolescentes de 11 a 14 anos, também indicam vacinação inferior ao necessário para atingir a imunização nessa faixa etária. Apenas 44 doses foram aplicadas em pré-adolescentes de 11 a 14 anos. 

Esses dados, entre outros, sobre o balanço dos investimentos e atendimentos da saúde no ano passado, serão apresentados em audiência online no site oficial da prefeitura, dia 12 de março, às 13h30. A expectativa é que os representantes da Secretaria de Saúde esclareçam essas e outras dúvidas em relação aos dados do documento, que não fica disponível para a população e à imprensa.


 

Comentários