//FERNANDO PESCIOTTA//Avanço do emprego e os juros



Indicadores de 2023 e de janeiro deste ano publicados nos últimos dias sinalizam uma economia andando em velocidade bem superior à estimada por analistas.

Em janeiro, o mercado de trabalho criou 180.395 empregos formais. É o dobro do observado no mesmo mês do ano passado e acima do projetado por economistas do mercado financeiro.

Outros indicadores de janeiro surpreenderam positivamente, como vendas do varejo e volume de serviços prestados. Com isso, a avaliação mais generalizada é de que a economia começou o ano acelerada.

No comércio, as demissões dos temporários de Natal foram compensados com alguma folga, resultando num saldo positivo de 20 mil vagas.

Os dados permitem um viés altista nas projeções de crescimento do PIB, que passam de 1,52% em janeiro para 1,78% agora, número que deve crescer nas próximas semanas.

Os indicadores de janeiro se juntam a dados positivos de 2023 para fortalecer o entendimento de uma economia ativa, para irritação de alguns. Mas os dados positivos se avolumam exatamente na semana de decisão do Copom sobre os juros. É hora de o BC comprovar de fato sua independência.

--------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários