//MARCELO DE SOUZA// Os serranos querem reciclar o lixo. Mas está difícil




A informação de que os moradores não aderiram ao contêiner de lixo reciclável da Juca Preto (foto acima) pode não ser totalmente verdadeira. (Viva! Serra Negra de 30/01/2024)

Vejam as fotos no fim deste artigo e notem que o contêiner da Juca Preto, mesmo distante de muitos munícipes, esteve cheio em diversas oportunidades. 

Essas fotos sugerem que:

- A população está tomando consciência da importância de cuidar do meio ambiente e quer ter, entre outras coisas, reciclagem;

- A prefeitura falhou no planejamento, e a frequência do recolhimento e encaminhamento do resíduo reciclável era incompatível com a demanda e, por isso se acumulava em alguns momentos, ou;

- O contêiner não apresenta geometria adequada para o descarte de resíduos sólidos recicláveis.

E essa suposta falta de adesão anunciada pode também estar mais associada à distância do único ponto público de coleta do que desinteresse da população na reciclagem.

O fato é que um só ponto público de coleta para toda a cidade, que tem 200 quilômetros quadrados de área, é inadmissível ou demonstra uma falha infantil no projeto e planejamento.

Ou talvez a implantação do contêiner da Juca Preto na tarde de 25/02/2022 teve como objetivo principal fazer discursos, tirar fotos (ver abaixo) e alimentar as mídias da Prefeitura.






Desde 2015 se fala em reciclagem. Precisamos lembrar que em 2015 foi lançado pelo Cisbra o Plano Cidades Limpas, que tinha no conteúdo um projeto para coleta e reciclagem. 

Desde 2015 o Cisbra e prefeituras consorciadas discutem reciclagem e, ainda em 2024, não temos de fato uma coleta efetiva, tanto que após a publicação da prefeitura em 22/01/2024, 17h42, anunciando que todas as quartas já era realizada a coleta seletiva nos bairros, a gritaria começou: “Por onde passa o caminhão que ninguém vê?”

A população quer reciclar. Falta a prefeitura fazer sua parte.

Parece estar começando a fazer a coisa certa, mas começou com o pé esquerdo, priorizando a propaganda em vez de dar a informação correta, direta e objetiva: 
- Onde está o caminhão de recicláveis?
- Por onde passa?
- Que horas passa?
- O que pode ser descartado para reciclagem?
- Precisa limpar os resíduos antes de descartar?
- Como acondicionar?

E onde estão os vereadores? 

Seria um golpe baixo um projeto de lei instituindo a Taxa de Lixo sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores serranos após as eleições de outubro para começar a ser cobrada em 2025. Fiquem atentos!













Fontes:

- https://www.vivaserranegra.com/2024/01/cidade-consorcio-de-lixo-garante-que.html)

- https://www.serranegra.sp.gov.br/noticias/ponto-de-coleta-de-reciclaveis-esta-ativo-no-casco-de-ouro

- https://www.facebook.com/prefeituradeserranegra de 22/01/2024 17:42

-----------------------------
Marcelo de Souza é engenheiro civil






Comentários