//CIDADE// Alto das Palmeiras vive drama com falta d'água

Funcionários da Sabesp no Alto das Palmeiras: moradores sem água para banho, beber...


A população do Alto das Palmeiras ficou sem água pela quarta vez este ano. Durante um dos períodos mais quentes da história do país, quando os termômetros do centro de Serra Negra marcavam 42° C, moradores do bairro estão, nesta quarta-feira, 15 de novembro, há cinco dias sem água para banho, lavar roupa, cozinhar e até beber.

O desabastecimento afeta em especial os mais pobres, que consomem água da torneira para beber. “Vendi um galão que custa R$ 10 para uma senhora de mais de 80 anos que não tinha recursos, mas que precisava da água para beber”, relata um comerciante que pediu para não ser identificado.

Manter-se no anonimato foi a condição de todos os moradores entrevistados pela reportagem do Viva! Serra Negra, que esteve no local para conversar sobre o desabastecimento de água, entre outros problemas do bairro.

“É melhor não dar o nome porque a gente sabe que pode sofrer consequências”, disse um morador. A expansão do município para áreas mais distantes do Centro elevou o consumo de água na cidade, avalia um morador. Com isso, os bairros mais periféricos foram os mais afetados, na sua opinião, porque não estão nas prioridades da administração municipal, que estaria mais preocupada com a manutenção da área central para atender aos interesses do comércio e do turismo.

“É um descaso, a gente com criança pequena sem água para tomar banho neste calor”, reclamou uma mãe, que diz estar há pelo menos três dias sem água. Para os moradores do bairro, o desabastecimento afeta sempre as áreas mais pobres.

“Enquanto falta água para beber e até cozinhar aqui, nos bairros onde reside a maior parte da população de renda mais alta há água até para abastecer piscina”, compara um morador. "Eles enchem a piscina lá e falta aqui nos bairros", disse outro morador, com base num depoimento de um amigo que presta serviço de manutenção de piscina na Estância Suíça.  

Ele se queixou ainda do desperdício de água por moradores que não sofrem com o problema em seus bairros e lavam calçadas enquanto há desabastecimento na cidade. 

O morador reclamou também do desperdício de água até por parte da prefeitura. “Para deixar a cidade bonita para a inauguração das Luzes de Natal estavam regando as plantas do centro da cidade e a gente aqui sem água”, lamentou.

Inconformado com o descaso das autoridades, um morador decidiu se hospedar em um hotel com a família até o fornecimento de água ser normalizado. "Ele disse para a gente que vai mandar depois a conta para a Sabesp", informou um morador. 

Funcionários da Sabesp trabalham no local para tentar iniciar o processo de reabastecimento ainda nesta quarta-feira. O Viva! Serra Negra encaminhou questionamentos à assessoria de imprensa da concessionária, mas não recebeu retorno até o fechamento da reportagem. 

Procurada diversas vezes pela reportagem sobre outros assuntos, a prefeitura também não retornou aos questionamentos. Nos próximos dias, o site publicará reportagem sobre saúde, transporte, educação, emprego e renda no Alto das Palmeiras. 



Comentários