//NOTAS SERRANAS// Ministério do Turismo recebe pedido de ajuda para desatar o nó do Grande Hotel

   




Grande Hotel Serra Negra


O deputado federal Carlos Zarattini (PT), entregou ao Ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira (União Brasil), um ofício em que o prefeito Elmir Chedid solicita ao Ministério do Turismo uma solução para o impasse acionário na Serra Negra Empresa de Turismo (Senetur), proprietária do imóvel onde funcionava o Grande Hotel Serra Negra. O ofício dirigido ao ministro Celso Sabino de Oliveira foi encaminhado a Zarattini pelo Diretório Municipal do PT a pedido do próprio deputado, que se interessou pelo assunto e está disposto a ajudar a resolver o imbroglio.

Situação acionária


A prefeitura alega a impossibilidade de decidir o destino do prédio do antigo Grande Hotel Serra Negra sem a anuência do Novo Fundo Geral do Turismo (Fungetur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo e detentor de 18,2% das ações da Senetur. Sócia majoritária, a prefeitura detém 81,2% das ações da empresa. Chedid solicita ao ministro Celso Sabino de Oliveira autorização da doação das cotas em poder do Fungetur para a prefeitura.

Hotel-escola


O deputado Carlos Zarattini entregou o documento em mãos ao ministro do Turismo, que se comprometeu em estudar o assunto e avaliar a solicitação do prefeito e as possibilidades de uso do imóvel. O Viva! Serra Negra lançou uma enquete para saber qual é o melhor destino para o prédio na opinião dos cidadãos serranos (clique aqui). A enquete será encerrada no próximo dia 21. Na sexta-feira, 15 de setembro, segundo dia de votação, a construção de um hotel-escola de turismo e hotelaria liderava a enquete, com mais de 60% dos votos, seguida da criação de uma faculdade de turismo (20,2%). A venda do imóvel a particulares era a última colocada com 18,9% dos votos.

Conisca


O Viva! Serra Negra encaminhou à assessoria de imprensa da prefeitura de Serra Negra uma série de questionamentos sobre o encerramento das atividades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Conisca para saber, entre outras coisas, quais são as especialidades oferecidas aos pacientes em Serra Negra e quais clínicas odontológicas do município estão cadastradas e autorizadas a fazer os procedimentos. A assessoria de imprensa não respondeu aos questionamentos. Faltam informações e esclarecimentos à população sobre as mudanças no atendimento do CEO. O Conisca não atualizou ainda em seu site a página destinada com as informações sobre o novo funcionamento e os nomes das clínicas odontológicas cadastradas nos municípios.

Pacientes especiais


Pacientes dos serviços odontológicos do Conisca de Serra Negra e de municípios vizinhos reclamam nas redes sociais a dificuldade de acesso às consultas. O Viva! Serra Negra recebeu o áudio de uma mãe de paciente que foi atendido em um posto de saúde de Serra Negra para tratamento de canal. Houve complicações depois da consulta e o paciente estava com o rosto inchado e com dor. A mãe da criança que era atendida pelo odontopediatra do CEO, especialista em tratamento infantil, não sabia a quem recorrer. Moradora de Monte Alegre do Sul em situação semelhante disse que suas consultas foram interrompidas e que vinha fazendo curativos paliativos no posto de saúde do município. “Vão esperar eu perder o dente? Cadê os profissionais especializados da odontologia de Monte Alegre do Sul?”, questionou Natali Silva.

As reclamações de sempre


Os problemas que mais incomodam os moradores do Campo do Sete são antigos e já denunciados à administração municipal e autoridades policiais. O prefeito Elmir Chedid esteve no bairro em mais uma ação do programa Prefeitura na Área e ouviu dos moradores reclamações que se arrastam há anos sem solução: motociclistas em alta velocidade e com escapamento aberto que circulam durante o dia e madrugada pelas ruas do bairro, falta de policiamento e fiscalização, que facilitam a o tráfico de entorpecentes e a permanência de usuários de drogas na região, e o barulho nos bares próximo à Praça de Esportes Ângelo Zanini. Os moradores reclamaram também os serviços de coleta de lixo.  

Atenção, vereadores


A arquiteta urbanista Camila Conti, da Associação Ambientalista Copaíba, deu uma aula sobre a topografia e as características geológicas de Serra Negra em entrevista ao Podcast Fala Serra Negra transmitido na quinta-feira, 14 de agosto, na página do facebook do Podcircuito (www.facebook.com/PODCIRCUITO/videos/176735975454450). Camila apontou o impacto negativo na área ambiental do município se as áreas com restrição de ocupação urbana e de recursos hídricos e mananciais não forem devidamente demarcadas no projeto de lei que renova o Plano Diretor em tramitação na Câmara Municipal. Camila apresentou ainda sugestões que podem ser incluídas pelo Executivo no projeto ou pelos vereadores por meio de emendas. A relevância das recomendações feitas pela arquiteta indica que o melhor para a cidade seria que o projeto fosse refeito pela prefeitura. 

Concurso de redações

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari promove nesta sexta-feira, 15 de setembro, a festa de premiação do concurso de redações estudantis que teve como tema "As Riquezas de Serra Negra". Serão entregues smartphones, fones de ouvido e caixas de som portáteis para os três primeiros colocados nos ciclos Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. O concurso tem o nome de "Prêmio Vladimir Kapor de Cidadania" e está em sua segunda edição.


Homenagem a Vladi


Vladimir José Kapor é uma das referências do exercício da cidadania em Serra Negra, pelo seu trabalho como educador e homem público. No magistério, ajudou a formar centenas de jovens ao lecionar em várias escolas estaduais e no Colégio Reino. Como homem público, foi eleito vereador em 1982 e ocupou cargos de secretário municipal nas gestões de Elias Jorge e João Dei Santi. Vladi, como era chamado, foi um dos responsáveis pela reestruturação do PT em Serra Negra. Sua morte, em 14 de maio de 2021, foi profundamente lamentada pela comunidade serrana. 


Pinturas de Cid Serra Negra


Em paralelo à entrega dos prêmios aos estudantes, a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari vai expor em sua sede (Rua Eliseu Franco de Godoy, 57) obras do artista Cid Serra Negra, um dos mais importantes da história da cidade. A exposição marca o início de um projeto da entidade de valorização dos artistas plásticos locais. As obras de Cid se encontram espalhadas em várias residências serranas e podem ser apreciadas nas igrejas de São Benedito e São Francisco. Além disso, estão à venda em leilões e galerias de arte de todo o país.

Pescaria rendosa


Reportagem do portal G1 informa que a prefeitura já retirou cerca de R$ 30 mil em moedas jogadas na cópia da Fontana di Trevi. O dinheiro, segundo a publicação, foi repassado para o Fundo Social de Solidariedade e é suficiente para comprar 200 cestas básicas. Os turistas estão jogando em média, por dia, R$ 250 no espelho d'água da fonte.

Quantos terceirizados?


Os vereadores Roberto de Almeida e Viviani Carraro fizeram requerimento de informações ainda a ser votado para saber qual o número de servidores terceirizados que atualmente prestam os serviços de recepção na Secretaria Municipal de Saúde. Solicitam ainda cópia dos contratos de trabalho desses servidores. 

Plantão farmacêutico


O vereador Renato Giachetto fez indicação para que permaneça aberta na cidade, em regime de plantão, pelo menos uma farmácia municipal, no Hospital Santa Rosa de Lima ou em um posto de saúde, durante todos os fins de semana e feriados, "também no período noturno/madrugada". Segundo ele, "muitas pessoas/pacientes estão ficando sem os remédios em virtude de não ter pelo menos uma farmácia municipal aberta durante esses dias, fazendo com que essas pessoas não iniciem e/ou paralisem seus tratamentos, agravando o quadro de saúde, considerando que muitas pessoas não possuem condições financeiras de adquirirem os medicamentos".




Comentários