//SALETE SILVA// Vereadores querem saber como a prefeitura vai evitar o caos no trânsito

Rua Coronel Pedro Penteado no último feriado: congestionada   (Foto: Prefeitura de Serra Negra)


A prefeitura de Serra Negra ainda não tem projetos técnicos para evitar o caos no trânsito da cidade, como os registrados nos feriados de 21 de abril e 1º de maio. A solução para o problema ainda depende da aprovação do projeto de lei que renova o Plano Diretor e a atualização do Plano de Mobilidade Urbana, elaborado na gestão do ex-prefeito Sidney Ferraresso, mas que até agora não foi encaminhado para apreciação dos vereadores.

Diante desse impasse, os vereadores aprovaram um requerimento para saber se a prefeitura tem algum plano emergencial para amenizar o problema enquanto tramitam os projetos de lei dos quais dependem as soluções definitivas. 

A preocupação é que a situação do trânsito se agrave depois da inauguração, dia 12 de maio, da cópia da Fontana di Trevi. O monumento é a principal aposta da atual gestão para atrair visitantes para a cidade. A expectativa do prefeito Elmir Chedid é que a exposição na mídia contribua para tornar Serra Negra um destino mais procurado pelos turistas.  

A aprovação do projeto de lei que renova o Plano Diretor deverá se arrastar por algumas semanas ou até alguns meses. A votação na Câmara só poderá ocorrer depois de realizadas pelo menos três audiências para consultar a população. A prefeitura já renovou o contrato com a Geo Brasílis, empresa contratada para elaborar o projeto de Plano Diretor,  por mais 60 dias, contados a partir de 23 de março.

O Plano de Mobilidade Urbana que trata de alguns temas relacionados ao trânsito, como transporte urbano, medidas de estímulo ao transporte não motorizado e uso racional de automóveis, entre outras, só entrará na pauta do Legislativo depois de aprovado o Plano Diretor.

"Precisamos pensar enquanto isso qual é a qualidade de trânsito que vamos ofertar à população", afirmou a vereadora Anna Beatriz Scachetti, autora do requerimento que solicita à prefeitura informações sobre o assunto.Ela reconhece que a aprovação do Plano Diretor vai demandar tempo para realizar o debate necessário com a população. "O Plano diretor vai demorar para ser apreciado e nesse meio tempo está sendo feito alguma coisa?", indagou a vereadora.

No fim da aprovação do requerimento por unanimidade, nenhum vereador se manifestou, mas uma frase do vereador César Augusto Borboni, ex-secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, revelou a total falta de solução para um problema complexo: "Esse requerimento é a bala de prata do turismo e ninguém tem ela ainda", afirmou.

Um dos principais problemas do trânsito da cidade é a falta de estacionamento, para o qual são cogitadas pelo menos duas soluções: a criação de bolsões de estacionamento e a criação da Zona Azul. A primeira depende da disponibilidade de terrenos na área central e a segunda de um consenso entre a população. Consultas realizadas até agora revelam que metade dos moradores é a favor da instalação da Zona Azul e a outra metade é contra. Os políticos têm medo de perder votos se pender para um dos lados.

-----------------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra

   

Comentários