//POLÍTICA// Vereadores lamentam demissão de secretário de Serviços Municipais

Divaldo De Santi (à direita), em inauguração de uma passarela no Alto das Palmeiras. 


Os vereadores lamentaram a saída de Divaldo Fernando De Santi do comando da Secretaria de Serviços Municipais na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, 21 de novembro. Antes de deixar o cargo na sexta-feira, 18 de novembro, De Santi encaminhou mensagem aos integrantes do Legislativo comunicando que estava deixando o cargo, sem informar os motivos de seu pedido de demissão.

De Santi pediu desculpas por algum erro que eventualmente tivesse cometido e se colocou à disposição dos vereadores. A assessoria de imprensa da prefeitura ainda não informou a saída oficial de De Santi nem anunciou o nome de seu substituto.

De Santi assumiu a Secretaria de Serviços Municipais em 2019 na administração do ex-prefeito Sidney Ferraresso. Ele foi mantido titular da pasta em 2020 quando Elmir Chedid assumiu a prefeitura.

A saída De Santi causou surpresa entre os vereadores, que avaliam que os serviços públicos vinham sendo realizados com excelência pela pasta. A Secretaria de Serviços Municipais é responsável pela manutenção, limpeza de vias públicas, conservação de parques e praças, construção de obras sociais, como creches e postos de saúde, apoio à preservação do meio ambiente, entre outras funções essenciais para a boa zeladoria do município.

Os vereadores manifestaram preocupação com a substituição do secretário. “Quando recebi a mensagem dele fiquei muito triste por tudo o que fez e poderia fazer. É uma pena, mas cada um tem seu motivos, temos muitas especulações, espero que o próximo secretário faça próximo do que o Dei Santi fez”, afirmou Roberto de Almeida.

Almeida avalia que o prefeito terá dificuldade de encontrar um substituto à altura do ex-secretário. Ele lembrou que De Santi substituiu Nestor Marchi que, na sua avaliação, não conseguiu o mesmo resultado à frente da secretaria. “Ele substituiu o Nestor Marchi, que é uma pessoa boa que estava no lugar errado”, lembrou o vereador.

O presidente da Câmara, César Augusto Borboni, o Ney, disse que os motivos da saída do secretário foram pessoais. Ele também demonstrou preocupação com a nomeação de um substituto capaz de garantir a qualidade dos serviços públicos do município. “Vai nos fazer muita falta. Esperamos que o prefeito faça substituição à altura. A cidade está bem cuidada”, avaliou Ney.

O vereador Renato Giachetto afirmou que desconhecia os motivos da demissão do secretário e reconheceu a excelência de seu trabalho. “Desconheço o motivo do desligamento do secretário da pasta, mas queria deixar registrado que era um dos melhores atiradores de elite que tínhamos. Para uma pessoa do quilate dele, outras portas abrirão”, afirmou.

Na inauguração da decoração de Natal, dia 11 de novembro, o nome de De Santi foi o mais citado pelo prefeito Elmir Chedid no discurso de agradecimento às pessoas envolvidas no trabalho de organização do Natal na cidade. Ao que tudo indica, o secretário já havia entregado sua carta de demissão. Segundo os vereadores, De Santi trabalhou até a sexta-feira passada, embora já estivesse demissionário. 



Comentários

  1. "...um dos melhores atiradores de elite". Mas que expressão mais"feliz" do vereador Renato Giachetto, ao se referir ao ex-secretário de Serviços Municipais. Sinal dos tempos bélicos que vivemos no país .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.