//MEIO AMBIENTE// Grupo dedica um dia inteiro a coletar resíduos deixados em pontos turísticos

Lixo deixado por visitantes encheu mais de uma dezena de sacos


O grupo Trilheiros das Serras (Trilheir@s das Serras) realizou, no sábado, 17 de setembro, um dia de coleta de resíduos nos principais pontos turísticos da cidade localizados em áreas naturais ou cercados pela natureza. A iniciativa fez parte da comemoração do Dia Mundial da Limpeza, maior evento ambiental do planeta.

Cidadãos de cerca de 191 países se juntam nessa data para realizar a limpeza de praças, ruas e parques. A coleta em Serra Negra na parte da manhã foi realizada no Alto da Serra. O grupo recolheu no local quatro sacos de resíduos entre vidro, plástico e material de isopor entre outros.

No período da tarde, o trabalho se concentrou no trecho do Morro do Fonseca até o Cristo Redentor. O trajeto foi realizado pela trilha das bicicletas. O grupo recolheu quatro sacos de lixo só na subida do morro.

Nas imediações do Cristo Redentor foram coletados mais dois sacos de lixo. Do portão atrás do Cristo até a Escola Estadual Dr. Jovino Silveira foram coletados mais seis sacos de resíduos.

“Nada justifica jogar o lixo na natureza quando se tem lixeiras e bituqueiras espalhadas pelo local”, afirmou uma das criadoras do grupo e ativista ambiental, Iza Bordotti de Carvalho, pós-graduada em recuperação de áreas degradadas e voluntária do Projeto Observando os Rios, da ONG SOS Mata Atlântica.

Ela explicou que há lixeiras praticamente em todos os pontos turísticos. “Se não houver uma por perto, a pessoa tem de guardar seu lixo consigo até encontrar uma lixeira”, afirmou. A ativista orientou os motoristas a guardar o lixo no carro e só descartá-lo no lugar apropriado. “Não atire pela janela”, recomendou.

Embora as orientações sejam óbvias, a quantidade de lixo recolhida pelo grupo indica que a população não toma as precauções mais básicas no que se refere à limpeza dos espaços públicos e à preservação do meio ambiente.

O grupo Trilheiros das Serras foi criado em janeiro de 2021. A maioria de seus integrantes é de Serra Negra, mas há moradores de cidades das imediações, como Amparo, Lindoia, Monte Alegre do Sul e Jaguariúna. O grupo se encontra frequentemente para percorrer trilhas na região e em outras localidades.  



Comentários