//Transporte// Alunos que estudam em outras cidades denunciam mau estado de ônibus e vans

Ônibus que transporta estudantes de Serra Negra: fabricado há mais de dez anos


As empresas de ônibus e vans contratadas pela prefeitura para realizar o transporte de estudantes de Serra Negra a Bragança Paulista e Campinas não estariam cumprindo os contratos firmados com a administração municipal. 

Os alunos reclamam das péssimas condições dos veículos que, além de sujos, não têm cintos de segurança, quebram com frequência, e foram fabricados há mais de dez anos, descumprindo o que determina a legislação. Fotos tiradas pelos estudantes revelam que os ônibus que transportam os universitários de Serra Negra a Bragança Paulista foram fabricados em 2005 e 2008. 

O assunto foi tema de discussão na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, 6 de junho. Os vereadores aprovaram requerimento solicitando da prefeitura documentos referentes aos contratos firmados com as empresas e à fiscalização realizada nos veículos das empresas contratadas.

Ônibus sem cinto de segurança

O requerimento é de autoria dos vereadores Viviani Carraro, Rosimar Gonçalves e Roberto de Almeida. Viviani relatou a conversa com um aluno que utiliza o ônibus que leva os estudantes até Bragança Paulista.

Os dois veículos que fazem essa rota teriam quebrado durante o trajeto na semana passada. Um dos ônibus enviados para substituir o veículo quebrado também teria apresentado problemas. “O motorista tinha de correr na reta para esfriar o motor que estava aquecendo. Os alunos saíram dos ônibus e tiraram fotos do óleo vazando”, relatou.

Viviani explicou que além do contrato firmado com a empresa, os vereadores solicitaram comprovantes de fiscalização dos veículos. Fiscalizar ônibus e vans seria responsabilidade da prefeitura.

Ex-diretora de Transportes da Educação em administrações anteriores, Viviani informou que a prefeitura é responsável pela fiscalização do cumprimento dos contratos e também dos veículos. "Fazíamos a verificação de todos os cintos porque qualquer acidente é de responsabilidade da prefeitura”, explicou.

A vereadora Anna Beatriz Scachetti também disse ter sido procurada por estudantes que utilizam o transporte realizado pela empresa de vans contratada para levar os alunos até Campinas. ”A van já quebrou três vezes e alguns alunos reclamaram da fumaça do escapamento que entrou uma vez no interior do veículo”, disse.

Anna Beatriz informou que os pais dos alunos estão preocupados com as condições de segurança do veículo. Alguns, no entanto, evitam reclamar da precária situação dos veículos com receio de perder o benefício, informou o vereador Rosimar Gonçalves.

Os pais preferem o sistema de contratação das empresas pela prefeitura ao de reembolso dos gastos com transportes. “Os pais estão satisfeitos por não ter de pagar mais o transporte e serem reembolsados como era anteriormente”, salientou Viviani.

A secretária municipal de Educação, Rita Pinton, informou durante a sessão da Câmara que a responsabilidade por fiscalizar as condições de segurança dos veículos é da Secretaria Municipal de Serviços, que já teria encaminhado notificação às empresas. 



Comentários