//POLÍTICA// Morre Jesus, o patriarca da família Chedid

Jesus Chedid foi ex-prefeito de Serra Negra e cinco vezes prefeito de Bragança Paulista


A cena política da região perdeu um de seus principais protagonistas, o atual prefeito de Bragança Paulista e ex-prefeito de Serra Negra, Jesus Adib Abi Chedid. Internado desde sábado, 28 de maio, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratar uma broncopneumonia, acabou falecendo na madrugada desta quinta-feira, 2 de junho, aos 83 anos.

Nos últimos anos, Jesus esteve afastado da prefeitura e Bragança Paulista por alguns períodos devido a problemas de saúde. Em fevereiro deste ano, ficou fora do comando do Executivo cerca de 15 dias para tratamento de uma insuficiência respiratória e pneumonia. No ano passado, se ausentou por 12 dias depois de sofrer uma queda em sua casa.

A Prefeitura de Serra Negra publicou nota nas redes sociais informando o falecimento do ex-prefeito da cidade:

"É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de Jesus Adib Abi Chedid, ex-Prefeito de Serra Negra, de 1973 a 1979, ocorrido nesta quinta-feira (02/06), às 3h10 da manhã, no hospital conveniado, em São Paulo, em decorrência de broncopneumonia bacteriana e falência múltipla dos órgãos.

"O falecimento de Jesus Chedid, atual Prefeito de Bragança Paulista, entristece a região, que o via não só como um político apaixonado, mas como um líder que comandava e inspirava todos a sua volta com garra e perseverança por uma sociedade melhor. Jesus Chedid deixará sua marca em todos, para sempre. 

"Jesus Chedid deixa a esposa Marilis Reginato Abi Chedid, os filhos Edmir, Elmir, André Luís e Érika, as noras Tereza, Deborah e Daniele, e o genro Henrique, 12 netos e uma bisneta.

"O velório será no Centro Cultural de Bragança Paulista e o sepultamento no Cemitério da Saudade, no mesmo município."

Jesus Chedid foi nomeado prefeito de Serra Negra em 1973, cargo que exerceu até 1979. Foi sucedido, na primeira eleição direta para a prefeitura do município, por Antonio Luigi Italo Franchi, o Bimbo, que venceu mais duas eleições para o Executivo serrano, em 2008 e 2012. Na eleição passada, em 2020, Bimbo foi o vice na chapa vencedora, de Elmir Chedid, filho de Jesus e irmão gêmeo do deputado estadual Edmir Chedid.

O grupo político da família Chedid, chefiado por Jesus, está à frente do Executivo de Serra Negra ininterruptamente desde 2008. Anteriormente, comandou a prefeitura no período 1996-2000 (Elmir Chedid) e 1979-1982 (Bimbo). 

Além de prefeito de Serra Negra, Jesus foi cinco vezes prefeito de Bragança Paulista. Filho de Hafiz Abi Chedid e Saada Nader Abi Chedid, que emigraram para o Brasil em 1938, Jesus era irmão do falecido ex-deputado, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da CBF, Nabi Abi Chedid. 

Jesus começou o contato com a política bastante jovem, quando seu pai foi eleito e reeleito vereador e presidente da Câmara Municipal de Atibaia. Em 1951 sua família fundou uma empresa de transporte coletivo em Bragança Paulista, o que ocasionou a mudança de cidade. 

Em 1964 Jesus casou-se com Marilis Reginato Abi Chedid. Em 1966 Jesus formou-se em direito. Entre 1982 e 1983 ele assumiu o cargo de secretário de Transportes da cidade de São Paulo. Entre 1988 e 1996 foi presidente do Clube Atlético Bragantino. 

Além da vida pública, Jesus Chedid se dedicou às empresas de ônibus que se originaram da fundada pelo seu pai e que são concessionárias de serviço de transporte de passageiros em inúmeras cidades paulistas - entre elas Serra Negra. 

Em setembro de 2005 Jesus teve seu mandato de prefeito de Bragança Paulista cassado, junto com o vice-prefeito Amauri Sodré da Silva, pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por autopromoção custeada com recursos públicos. Em 2007 a cassação foi mantida com unanimidade no julgamento do recurso em que os acusados pediam reforma da decisão.

Em 2008 tentou disputar a eleição municipal em Bragança Paulista ao lado do vice Amauri Sodré, mas devido a questões jurídicas, renunciou à candidatura e lançou Amauri como seu substituto. Ele acabou derrotado pelo prefeito, candidato à reeleição, João Afonso Sólis.

Em 2016, porém, deu a volta por cima e foi eleito novamente prefeito de Bragança Paulista com 60.822 votos, sendo reeleito em 2020, com 53.730 votos.

Entre as suas obras à frente do Executivo de Serra Negra estão a abertura da Avenida Laudo Natel, a construção do Centro de Convenções, a canalização do Ribeirão Serra Negra no seu trecho central, o asfaltamento das ruas Coronel Pedro Penteado e Sete de Setembro e a duplicação da Avenida Juca Preto. 



Comentários