//CIDADE// Inclusão de site em publicidade oficial causa polêmica na Câmara e redes sociais

Capa do site Visite Serra Negra: vereador quer saber se é oficial e se houve licitação


A inclusão do site Visite Serra Negra em materiais de divulgação da prefeitura foi tema de discussão de munícipes nas redes sociais da prefeitura e de vereadores na última sessão da Câmara Municipal. O site é citado em todos os materiais oficiais de divulgação da cidade e também nas placas instaladas nas ruas para orientar os turistas sobre os pontos turísticos por meio de um QRcode que remete o usuário ao portal.

Munícipes e o vereador Roberto de Almeida querem saber se o Visite Serra Negra é o site turístico oficial da cidade e se a administração municipal realizou licitação ou algum tipo de chamamento público para contratar o portal.

“Queria entender a discussão no Facebook entre a prefeitura e o munícipe a respeito do Visite Serra Negra”, disse o vereador. O site, administrado pela Associação dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Serra Negra (Ashores), contém informações sobre a rede hoteleira e gastronômica, os pontos turísticos, além de publicidade de estabelecimentos comerciais.

“Não pode privilegiar uma única associação empresarial. A Ashores tem o site dela, mas há outras entidades que também divulgam Serra Negra”, disse Almeida. O vereador lembrou ainda que o portal Visite Serra Negra tem fins lucrativos e comercializa seus anúncios. Há pelo menos mais dois portais na cidade com atividades semelhantes: serranegra.net e serranegra.com.br.

Ele avalia que o privilégio concedido pela prefeitura a um portal em detrimento dos demais que exercem a mesma atividade comercial pode ser alvo de contestação no Ministério Público. “O privilégio do Visite Serra Negra pode incorrer em crime de improbidade administrativa”, afirmou.

O vereador solicitou as informações de forma informal ao líder do prefeito na Câmara Municipal, Beraldo Cattini. Ele explicou que um requerimento que fosse aprovado na véspera do recesso do Legislativo, que se inicia em julho, só seria respondido em agosto. Almeida quer voltar a esse assunto na próxima sessão da Câmara Municipal, segunda-feira, 20 de junho.

Polêmica nas redes

A discussão sobre o Visite Serra Negra começou na página do Facebook da prefeitura em uma postagem sobre o início do Festival de Inverno. O presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista, Daniel Pellegrini, morador de Serra Negra, fez um comentário questionando a inclusão do site no material de divulgação da prefeitura. “Este site a quem pertence? Ele é da prefeitura?”, perguntou.

Pellegrini informou na postagem que está lançando um novo site de turismo em Serra Negra e que tem interesse em incluir seu portal nas divulgações da prefeitura. “Qual foi o processo e critério para a escolha deste portal?”, questionou.

A assessoria de imprensa da prefeitura, responsável pela administração das redes sociais, informou ao munícipe que o site não tem qualquer relação com a prefeitura, mas não soube informar a razão de sua citação em todos os materiais oficiais de divulgação turística da cidade. A assessoria de imprensa informou ainda ao munícipe que “o site foi aprovado pelo Comtur como parceiro para divulgar a cidade”. O Viva! Serra Negra solicitou à assessoria de imprensa informações sobre o assunto, mas não obteve resposta.

O Comtur - Conselho Municipal de Turismo - é um órgão consultivo, sem poder de decisão. Todas as suas ações são encaminhadas como sugestão à prefeitura, que pode aprová-las ou não. A administração municipal tem vários representantes no Comtur, entre os quais o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Carlos Tavares.  

A atual presidenta do Comtur, Sirlene Terenciani, era diretora de marketing da Ashores quando o Visite Serra Negra foi apresentado aos conselheiros do Comtur como o site, segundo ela, mais acessado da cidade e, portanto, o mais interessante para a divulgação turística.

Além do site, todas as redes sociais, Instagram, Facebook e até o Telegram, são informadas no visite Serra Negra como redes oficiais de comunicação do município.  A comercialização do portal foi sugerida aos conselheiros como alternativa para levantar recursos para as despesas de marketing do Comtur.

Procurada pelo Viva! Serra Negra, a presidenta do Comtur disse que enviaria por escrito as informações com os esclarecimentos sobre o assunto. Mas não enviou o texto até o fechamento desta reportagem.

Disputa entre sites

O uso da logomarca oficial da cidade foi também tema de discussão na reunião do Comtur realizada no mês de maio. A vice-presidenta do Comtur, Silvia Fonte, criticou o uso de uma logomarca diferente pelo site serranegra.net.

“O nosso logo foi aprovado por todos, foi aprovado pela Câmara Municipal, está registrado, e de repente aparece um site divulgando a cidade com outro desenho e explicando cada formato do que ele desenvolveu”, disse.

Ela solicitou à presidência do Comtur que procurasse a agência autora da outra logomarca para pedir sua extinção. “Pode haver duplicidade de imagem, uma imagem que não é aprovada pelo Comtur e por Serra Negra para ser divulgada da maneira como está sendo”, afirmou.

Silvia argumentou ainda que a logomarca da cidade foi registrada. “Ela pertence a alguém e esse pertencimento tem de ser respeitado. Não pode ser qualquer um que acha o seu logo mais bonito e vou vender Serra Negra dessa forma. Existe o Comtur, uma equipe, houve aprovação geral e é preciso respeito”, afirmou.

Ela sugeriu que o Comtur ampliasse a divulgação da marca para informar que a logomarca está protegida por uma legislação. A presidenta do Comtur disse na ocasião que iria conversar com representantes da administração do site serranegra.net que mantém sua logomarca até agora.  


  


Comentários