//POLÍTICA// Crítica é mais importante que elogio para se formular política pública, diz jornalista

Luciano Martins Costa: quando o jornalista aponta
um problema, o político tem de apresentar uma solução


O jornalismo pode ser um instrumento importantíssimo para o gestor púbico municipal. Os políticos devem prestar atenção no olhar crítico dos jornalistas. A crítica pode ser mais valiosa para a formulação de políticas públicas do que elogios. A opinião é do jornalista e escritor Luciano Martins Costa, entrevistado do programa Serra Negra na Roda na terça-feira, 12 de abril.

Além de passar por algumas das mais importantes redações do país como colunista de política e editor, Luciano Martins foi pesquisador e professor na Fundação Getúlio Vargas, analista de mídia no Observatório da Imprensa e autor de dez livros, entre os quais ensaios, romances e contos, além de dramaturgo.

“Para o vereador que fica sabendo de alguma coisa que as pessoas estão gostando ou alguma demanda, ele pode replicar aquele projeto em outros bairros”, disse. O jornalista relatou sua experiência como analista e consultor de imprensa local no Brasil e no exterior quando participava de um projeto do jornal O Estado de S. Paulo sobre jornalismo nas cidades.

“Fiz muitas visitas a jornais do Interior, consultorias para jornais e palestras para jornais de cidades como Sorocaba, Campinas e Itapetininga, em São Paulo, e também no interior dos Estados Unidos, representando o Estadão e discutindo questões típicas do jornalismo local”, relatou.

Em todos os lugares visitados, Luciano observou que a imprensa local era muito respeitada pelos políticos. “Os jornalistas são as antenas da cidade. Eles sempre têm o olhar mais crítico. Então por que o vereador não vai aproveitar isso? “, questionou.

Quando o jornalista aponta um problema, o político tem de apresentar uma solução. Ele avalia que essa atitude faz com que na memória do morador fique a solução do problema, não a crítica feita anteriormente. “As pessoas estão acostumadas a receber medalhinhas. Às vezes uma crítica é mais valiosa do que uma medalhinha. A crítica contribui para o político renovar sua ideia”, acrescentou.

Martins relatou como chegou a um diagnóstico sobre o aumento da violência doméstica no Acre por meio das notícias locais. Convidado a participar de uma palestra sobre o assunto, destinada a secretários de Estado, deputados e técnicos responsáveis por formulação de políticas públicas no Acre, o jornalista observou que o Estado havia criado bibliotecas públicas que acabavam servindo de refúgio para crianças que passavam horas no local porque os pais estavam embriagados ou agressivos.

O Estado do Acre naquele momento havia sofrido um surto de desenvolvimento e a população rural migrou para as cidades. As mulheres conseguiram se empregar mais rapidamente porque sabiam cozinhar, lavar roupa e atender a demanda por esses serviços. Os homens não conseguiam emprego porque sabiam realizar as atividades da roça, como colher castanhas e caçar, para as quais não há demanda nas áreas urbanas.

“Houve uma mudança na relação de poder na família e de quem é a culpa? Da mulher empoderada... O homem sai para arrumar um bico e não consegue, porque na cidade não tem emprego para cortar lenha nem cipó. Esse sujeito começa a beber e se tornar violento”, concluiu. A conclusão do jornalista apresentada às autoridades foi a de que o processo de progresso urbano não levou em conta as circunstâncias humanas.

“O gestor público não percebeu os sinais de que havia mudanças no sistema interno de poder das famílias, que deixou os homens sem chão, sem lugar para se capacitar profissionalmente e aprender uma nova profissão”, afirmou. Todos esses sinais, o jornalista concluiu, foram dados pela imprensa local.

Esse e outros assuntos, como fake news, internet e novas tecnologias jornalismo foram abordados pelo jornalista. A entrevista marca as comemorações do 3º aniversário do Viva! Serra Negra.

A seguir, a íntegra da entrevista transmitida pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari:



Comentários