//CULTURA// Que tal apreciar uma obra de arte sem pressa?

Henrique Vieira Filho: proposta do Slow Art Movement
é ampliar o tempo de apreciação das obras de arte


O artista plástico Henrique Vieira Filho vai abrir o seu estúdio em Serra Negra no período de 2 a 9 de abril para que o público possa apreciar suas obras "com o coração", sem pressa. 

A iniciativa faz parte do movimento chamado Slow Art, cuja proposta é permitir que as pessoas ampliem o tempo de apreciação das obras de arte e possam se reunir para conversar sobre a experiência.

Henrique, que se declara grande incentivador da proposta e representante oficial do movimento no Brasil, diz que a experiência pode ser ainda mais enriquecedora para os participantes, já que à sua condição de artista plástico ele soma a de psicanalista.

O movimento tem adeptos em vários países e anualmente promove, em 8 de abril, o "Slow Art Day", uma ação voluntária a qual se integra no Brasil a Sociedade das Artes, galeria mantida por Henrique, que se mudou de São Paulo para Serra Negra.

O símbolo do movimento é a tartaruga, que no Brasil faz parceria com o bicho-preguiça.

Segundo Henrique, as pessoas gastam normalmente de 15 a 30 segundo apreciando uma obra de arte. No Slow Art Day as pessoas são orientadas a se dedicar de cinco a dez minutos a cada obra, o que lhes propicia a oportunidade de conversar sobre a experiência com outros espectadores, geralmente com a mediação de um artista ou um curador

O idealizador do movimento é Phil Terry, CEO da Collaborative Gain, que, de acordo com Henrique, mudou radicalmente seu modo de apreciar e interpretar as obras depois de ter dedicado vários minutos para cada obra, em 2008, numa visita a um museu. 

Quem quiser participar do Slow Art Day em Serra Negra deve fazer o agendamento para visitar o estúdio de Henrique Viera Filho pelo WhatsApp +5511092946468. As visitas são limitadas a quatro pessoas simultaneamente.



Comentários