//MEIO AMBIENTE// Asfaltamento do Alto da Serra está em análise na Cetesb



A Prefeitura de Serra Negra solicitou à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em novembro do ano passado, uma consulta prévia sobre licenciamento ambiental, visando o asfaltamento do trecho de estrada no Alto da Serra, um dos principais pontos turísticos da cidade e área de proteção ambiental.

O pedido foi encaminhado para a Cetesb pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Serra Negra em 9 de novembro de 2021.

A informação só foi divulgada pela prefeitura esta semana, em resposta do prefeito Elmir Chedid (DEM) ao requerimento enviado ao Executivo, em 10 de novembro de 2021, pelos vereadores da oposição Viviani Carraro (Avante), Roberto de Almeida (Republicanos) e Anna Beatriz Scachetti (PSD).

Os vereadores questionaram, entre outras coisas, se a prefeitura havia realizado algum estudo de impacto ambiental para o asfaltamento do Alto da Serra. Eles perguntaram também sobre a data de início da obra, além de solicitar cópia integral do projeto de pavimentação asfáltica do local e informações sobre os materiais que seriam utilizados na obra.

Os vereadores receberam cópia do ofício, encaminhado pelo secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Carlos Eduardo Bonasio, a Vanderlei Lona, assessor especial do Gabinete do Prefeito, na sessão da Câmara, desta segunda-feira, 14 de fevereiro.

O documento informa que “a Semadu já entrou em contato com o órgão ambiental estadual (Cetesb), no dia 9 de novembro de 2021, solicitando uma consulta prévia, anexada neste processo, para tal empreendimento”.

O documento enviado aos vereadores informa ainda que o processo de consulta prévia sobre o licenciamento ambiental do projeto de asfaltamento do Alto da Serra encontra-se em andamento no setor de Avaliação de Empreendimentos de Transporte Rodoviário. 

As demais questões encaminhadas no requerimento pelos vereadores ao Executivo ficaram sem respostas.


Foto feita dia 14 de fevereiro mostra quase 
totalidade da estrada do Alto da Serra em boas condições

O Ministério Público do Estado de São Paulo recomendou à Prefeitura de Serra Negra que se abstenha de "realizar, executar, autorizar e licenciar" qualquer atividade no Alto da Serra sem o prévio licenciamento ambiental e autorização da Cetesb, "sob pena da adoção de medidas judiciais cabíveis".

A recomendação, que atende a ação levada ao MP pela Associação Ambientalista Copaíba, data de 17 de dezembro de 2021. Procurada pelo Viva! Serra Negra, a prefeitura não respondeu se iria ou não cumprir a recomendação.

Fotos de carros de turistas com dificuldades de subir até o Alto da Serra devido às valetas que se formaram em um trecho da rua em decorrência das intensas chuvas das últimas semanas circularam nas redes sociais da cidade no fim de semana passada.

Fotos encaminhadas ao Viva! Serra Negra, na segunda-feira, 14 de fevereiro, por moradores que estiveram no local para conferir o estado de conservação do local, revelam que o trecho com as valetas em que os carros encontram dificuldades para subir, mostrado nas fotos anteriores, é pequeno e o estrago na estrada foi feito pelas fortes chuvas das últimas semanas.

“Hoje estavam subindo carros e caminhonetes de diferentes tipos e até motos. Não há tanto problema”, afirmou um morador que esteve no local e que prefere não se identificar. “Esse ponto é o que precisa de maior atenção, o resto é só dar uma acertada com um trator, como mostram as fotos”, afirmou. 



Comentários