- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Votação de projeto de lei que declara Instituto Nuvem de Utilidade Pública foi acompanhado por pais de crianças atendidas pela instituição |
A Câmara Municipal aprovou, na sessão de 14 de fevereiro, projeto de lei que declara de Utilidade Pública o Instituto Nuvem, entidade de apoio e desenvolvimento de ações para o fortalecimento de vínculos e prevenção da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes.
Cerca de 30 pessoas, a maioria mães e crianças atendidas pela instituição, acompanhou a discussão e votação do projeto, de autoria de Roberto de Almeida (Republicanos). A aprovação por unanimidade foi comemorada com aplausos pelos pais.
Essa é a segunda vez que o plenário da Câmara nesta Legislatura ficou lotado durante a discussão de um projeto de lei. A primeira vez foi em novembro de 2021, quando cerca de 50 motoboys ocuparam o plenário durante a audiência pública realizada para discutir um projeto de lei que regulamenta os serviços de entrega por motociclistas.
A participação popular na discussão e votação de um projeto de lei da Câmara Municipal de Serra Negra mostrou-se mais uma vez fundamental para que a decisão dos vereadores contemplasse os interesses da população.
A aprovação era incerta até o início da sessão. Nos bastidores já havia a informação de que o líder do prefeito na Câmara, Beraldo Cattini (PSC), pretendia pedir vista do projeto, ou seja, adiar a discussão e votação para levantar mais informações sobre a instituição.
O próprio Beraldo admitiu sua intenção inicial em seu pronunciamento durante a votação. “Vim propenso a pedir vista do projeto”, informou. Ele explicou que informações sobre os conselhos municipais que apoiam a entidade estavam desatualizadas.
Apesar disso, ele decidiu durante a sessão da Câmara votar favoravelmente ao projeto, usando como argumento o apelo do vereador Roberto de Almeida para que a tramitação do projeto não atrasasse, sob risco de o instituto perder recursos que podem ser repassados pelo Estado ainda este ano.
A Declaração de Utilidade Pública é um benefício regulamentado por meio da Lei nº 2.574/80. As sociedades civis, as associações e as fundações com o fim exclusivo de servir à coletividade podem ser declaradas de utilidade pública.
Para isso precisam, entre outras coisas, ter funcionamento contínuo nos três anos anteriores e que os cargos da diretoria sejam ocupados gratuitamente, além do registro nos órgãos competentes.
Com a concessão de Utilidade Pública, a entidade poderá firmar convênios com a administração municipal e os governos estadual e federal para obter os benefícios. A próxima etapa para o Instituto Nuvem será obter a Declaração de Utilidade Pública da Secretaria da Justiça e Cidadania.
Instituto Nuvem
Instalado desde 2019 na Rua José Bonifácio, na Estância Suíça, o Instituto Nuvem atende atualmente 34 crianças de 6 a 12 anos, no contraturno escolar. Mais 42 crianças aguardam por uma vaga.
A entidade renovou este ano o convênio da administração municipal com entidades assistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A prefeitura vai repassar R$ $31.199,96 ao Instituto Nuvem em 2022.
Para atender maior número de crianças, nos próximos meses, a sede do Instituto Nuvem será transferida para a Rua Tiradentes, também na Estância Suíça, ao lado da Escola Estadual Lourenço Franco de Oliveira, onde estuda boa parte das crianças atendidas pela instituição.
A coordenadora do Instituto Nuvem, Sheila de Nogueira Carvalho, considera que a aprovação pela Câmara Municipal do projeto de lei que declara a entidade de Utilidade Pública é um reconhecimento da importância da instituição pela população.
Além dos recursos dos governos, sua expectativa é que o Instituto Nuvem seja também contemplado pelas emendas parlamentares dos deputados eleitos com ajuda dos votos da região.
assistência social Serra Negra
Instituto Nuvem
notícias Serra Negra
Sheila de Nogueira Carvalho
Viva! Serra Negra
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.
Bencao deus
ResponderExcluir