//CIDADE// Temporal alaga ruas, fecha pista e derruba alambrado no São Luiz

Temporal na terça-feira alagou a Rua Coronel Pedro Penteado 


A forte chuva na noite de terça-feira, 18 de janeiro, em Serra Negra, atingiu 63,3 mm, sendo 49,3 mm entre 20h20 e 21 horas, de acordo com dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas.

O temporal provocou vários pontos de alagamento na cidade, entre eles a Rua Coronel Pedro Penteado. Na Rua Nossa Senhora do Rosário, próximo ao Centro de Convenções, uma árvore caiu e fechou a pista nos dois sentidos. No Bairro dos Francos, a água com lama invadiu imóveis, incluindo a EMEB Albino Brunhara. No Parque Fonte São Luiz, parte do alambrado cedeu.

A Prefeitura mobilizou, ainda na noite de terça-feira, equipes das secretarias e do Fundo Social se Solidariedade, com apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, para limpeza e desobstrução de vias públicas. A Sabesp prestou apoio na lavagem de ruas.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade iniciaram os trabalhos para atender as famílias que sofreram prejuízos ou ficaram desabrigadas.

O prefeito Elmir Chedid, em vídeo, anunciou que pretende construir três "piscinões" para que a cidade possa sofrer menos com as enchentes.

Nas redes sociais, moradores lembraram que os inúmeros loteamentos residenciais construídos nos últimos anos têm ajudado a agravar o problema.





Comentários

  1. NO PERÍODO DE CHUVAS INTENSAS, OCORREM CHUVAS INTENSAS
    De acordo com dados do CIIAGRO: 49,3 mm de precipitação ocorreu entre 20:00 e 21:00, ou seja, em uma hora ou 60 minutos.
    Talvez isso seja importante apenas para se ter uma noção mais precisa da intensidade pluviométrica que, ficou abaixo de chuvas intensas já registradas anteriormente.
    Por exemplo na noite de 02 de janeiro de 2020 que de acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil choveu em Serra Negra 92 mm em 32 minutos, ou seja:
    - Dois anos atrás, em 02/01/2020, a intensidade pluviométrica média de 2,875 mm por minuto;
    - Ontem, 18/01/2022, a intensidade pluviométrica média foi de 1,643 mm por minuto;
    Portanto, a chuva de ontem não deveria causar espanto ou surpresa, afinal, apresentou intensidade e volume inferiores à ocorrências passadas e normais para a estação.
    NO PERÍODO DE CHUVAS INTENSAS, OCORREM CHUVAS INTENSAS.
    FONTE: https://www.serranegra.sp.gov.br/.../prefeitura-age...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.